domingo, 7 de agosto de 2011

GIDEÃO-VENCENDO O COMPLEXO DE INFERIORIDADE


Guilherme Carey considerado “o pai do movimento moderno de missões”era um simples sapateiro em Londres. Seu lema era: “espere grandes coisas de Deus, realize grandes coisas para Deus”. Ele entendia que o Senhor sendo tão majestoso, não poderia ter uma mentalidade tacanha, mas teria sempre grandes projetos que gostaria de executar junto com seus filhos.
De fato, o soberano Deus quer realizar grandes coisas em nossa vida. Mas muitas vezes a pequenez de nossa visão se apresenta como empecilho á concretização dos projetos divinos. Temos um conceito errado de Deus: nós o vemos muito pequeno.
E, o que costuma ser igualmente ruim, temos um conceito equivocado de nós mesmos: nós nos vemos pequenos.
A idéia que cada um tem de si mesmo pode ser real ou fantasiosa, mas a verdade é que ela acaba por nos convencer.
Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Prov.23.7
Esse era claramente o caso de Gideão. O senhor foi encontrá-lo trabalhando, perto de um carvalho, malhando o trigo no lagar para escondê-lo dos midianitas. Aquele local não era apropriado para debulhar esse cereal. Normalmente o lagar,uma espécie de tina de pedra,só era usado para pisar as uvas,transformando-a em vinho. O trigo era malhado na eira, um espaço amplo e arejado, afim de que o vento pudesse soprar as impurezas do cereal, no momento em que pudesse soprar as impurezas do cereal, no momento em que o lançavam para cima. Mas Gideão estava evitando os lugares abertos. Sentia-se apavorado. Os midianitas, povo nômade que habitava o Norte do deserto da Arábia, atacavam o território de Israel na época da colheita de cereais. Assaltavam os colonos e espalhava a violência, morte e temor. Irmãos do próprio Gideão já haviam sido assassinados.
Jz 8.18,19
18  Depois perguntou a Zeba e a Salmuna: Que homens eram os que matastes em Tabor? E disseram: Como és tu, assim eram eles; cada um parecia filho de rei.
19  Então disse ele: Meus irmãos eram, filhos de minha mãe; vive o SENHOR, que, se os tivésseis deixado com vida, eu não vos mataria.

Vejamos o quadro de Gideão quando o Senhor foi falar com ele no lagar:

1-Jz 6.13  Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas
Questiona a Deus e o culpa por todas as mazelas de seu povo.
.
2-Jz.6.15  E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
Autocomiseração e desconhece realmente o Deus provedor.

O tratamento de Deus:

1-    Primeira palavra: O SENHOR É CONTIGO. Gideão não estava sozinho, e nunca estivera. Não importa o que você seja ou faça, existe alguém que acredita em você. Ainda que mais ninguém bote fé, ainda que nem você confie em si mesmo, Deus acredita, sabe que é capaz, e quer formar uma dupla invencível com você.
2-    Segunda palavra: HOMEM VALENTE. Você tem valor! É assim que Deus o vê, meu irmão. Procure enxergar-se assim também. Criado á imagem e semelhança de Deus, resgatado pelo sangue de Jesus, possuidor de talentos naturais e dons espirituais, você é sem dúvida um ser muito importante. E possível que olhe para si mesmo e não consiga enxergar facilmente as qualidades que Deus enxerga. Mas creia que a visão de Deus é melhor que a nossa.
3-    Terceira palavra: VAI NESSA TUA FORÇA. Assim falou o Senhor a Gideão depois de vê-lo malhar o trigo no lagar e de escutar as suas queixas. Áquele homem não faltavam energias. Antes estava empregando suas energias para fins errados: ESCONDER,DEFENDER,LAMENTAR E RECLAMAR.deveria usá-las para fins maiores. Não será esse o nosso caso? Fazemos um esforço tão grande para os outros nos carregarem; mas se tão somente nos levantarmos e seguirmos nosso caminho,nos cansaremos muito menos.
4-    Quarta palavra: EU ESTOU CONTIGO. Deus o ajudará, basta que você queira. Se você quiser mudar, acreditar, lutar e vencer as batalhas da vida pode contar com ele.
Gideão revelou-se o maior general da história da humanidade. Com um exército de apenas trezentos soldados,derrotou cento e trinta e cinco mil inimigos armados. Foi um feito militar até hoje inigualado.
Deus sabe o seu valor! Pare de esconder-se! Mostre-se! Permita-se amar e ser amado. Talvez seja difícil agora mas precisa começar. A presença de Deus, acreditando, dando força, abençoando, é  garantida. E ela é suficiente para fazer de você mais que vencedor. “EU ESTOU CONTIGO” É A PROMESSA DO SENHOR!



A CURA PELA PALAVRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário