quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Você tem talento para ser Líder ou Gerente?



Sim, há momentos em nossa carreira que cumprimos momentaneamente os dois papéis, horas atuando como líderes, outras como gerentes. Mas há de diferenças  de personalidade substanciais entre estas duas funções.
A maioria das pessoas deseja ser líder, mas acaba atuando como gerente. Não há demérito em comparar essas duas funções, nem em pertencer a uma ou outra classe. A questão é: como definir aquela que se adequa melhor às suas habilidades e visão de mundo?

Líderes criam, Gerentes fazem

Novamente, é preciso tomar cuidado com generalizações, gerentes pensam (muito) e líderes realizam (muito também). A questão é que líderes empenham sua criatividade em conceitos mais abstratos, bem como em uma visão mais ampla dos negócios e do mercado.
Líderes tratam do posicionamento geral do negócio, enquanto gerentes cuidam dos detalhes que tornam este negócio viável. Enquanto o líder atua antes na área de planejamento e na relação da empresa com o mercado, gerentes garantem que os processos funcionem perfeitamente, que se aperfeiçoem e se tornem diferenciais operacionais.


Líderes criam direção, Gerentes designam

Boa parte do trabalho de gerente é delegar tarefas e conduzir a equipe de modo que estas tarefas sejam bem realizadas. Já o trabalho do líder é criar a melhor política para desenvolvimento da empresa, de modo a orientar o trabalho dos gerentes através de contratações,  programas de formação e planos de metas.


Líderes e Gerentes tomam decisões

Gerentes tem o campo de ação bem mais restritos que o líder, e suas decisões geralmente afetam sua equipe, ou outras pessoas relacionadas ao setor, como clientes ou fornecedores.
Líderes por outro lado, tomam ‘decisões de larga escala’, em número muito menor que as decisões dos líderes, mas com maiores repercussões. Se, por um lado, líderes não precisam se preocupar tanto com detalhes, precisam conhecer profundamente as conseqüências dos próprios atos.

Visão de curto e de longo prazo

Gerentes trabalham com prazos mais curtos que os líderes. Como tratam do ‘fazer acontecer’, geralmente tomam dezenas de decisões por dia, ao mesmo tempo em que apuram os resultados rapidamente.

Líderes dificilmente são encurralados por um prazo. Suas decisões têm repercussões importantes, de modo que o tempo necessário para de pesquisa, maturação da idéia, efetivação e revisão dos resultados é bem maior. Sua visão tem que abranger, tanto a compreensão da empresa quanto conhecimento do mercado, dos concorrentes e fatores externos que podem influenciar o negócio, como variações econômicas, pressões internacionais, mudanças na legislação e até mudanças de humores do setor público (leia-se: política).


Uma função existe sem a outra?

Não, liderança e gerenciamento são indispensáveis e profundamente interligados, mas atuar como líder e atuar como gerente são procedimentos essencialmente distintos.
A noção de líder tem de fato mais ‘charme’ que a de gerente, mas não será o melhor posto para todos os executivos. Pessoas meticulosas, atentas aos detalhes e com tendência ao controle de processos tendem a atuar com mais sucesso no papel de gerente. Por outro lado, pessoas imaginativas, capazes de agrupar diferentes visões e organizar maiores quantidades de informação são melhor talhadas para o papel de liderança.

Fonte: Meta Executiva
Que papel você desempenha melhor? Deixe sua opinião nos comentários.
versão do autor para o texto Is Leadership Different from Management?

Nenhum comentário:

Postar um comentário