sábado, 4 de dezembro de 2010

O QUE FAZER PARA TER A VIDA ETERNA? TEXTO LUCAS 10;25-37


ESTA PARABOLA DESTACA A VERDADE DE QUE COMPAIXÃO E CUIDADO SÃO COISAS INTRISECAS A FÉ SALVADORA E Á OBEDIENCIA A CRISTO. AMAR A DEUS DEVE SER TAMBÉM AMAR O PRÓXIMO. A VIDA E A GRAÇA QUE CRISTO TRANSMITE AOS QUE O  ACEITAM PRODUZEM AMOR, MISERICORDIA, E COMPAIXÃO PELOS AFLITOS E NECESSITADOS. O CRENTE TEM A RESPONSABILIDADE DE VIVER A ALTURA DO AMOR DO ESPIRITO SANTO, TENDO DENTRO DELE UM CORAÇÃO NÃO ENDURECIDO. NESSE TEXTO OBSERVAREMOS 3 TIPOS DE PESSOAS , UM SACERDOTE, UM LEVITA, UM SAMARITANO. IREMOS OBSERVAR A ATITUDE DE CADA UM DELES.
1-                                                                                                                                SACERDOTE
NO ANTIGO TESTAMENTO ERA RESTRITO A UMA MINORIA QUALIFICADA. SUA ATIVIDADE DISTINTIVA ERA OFERECER SACRIFICIO A DEUS EM PROL DO SEU POVO E COMUNICAR-SE DIRETAMENTE COM DEUS.
ATITUDE DO SACERDOTE.
QUER DIZER QUE MESMO SENDO CONHECEDOR DA PALAVRA E DE DEUS O SACERDOTE PREFERIU PASSAR LONGE DO MORIBUNDO, ELE FEZ A OPÇÃO DE NÃO OBEDECER A PALAVRA ISSO NOS ENSINA QUE:
1-      NÃO ADIANTA SER DOUTOR DA LEI SABER A PALAVRA E NÃO PRATICÁ-LA
2-      PROVÉRBIOS 03:
28 Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.
Quem se esforça sinceramente para obedecer a Deus e amar o seu próximo, receberá uma vida feliz, será considerado justo por Deus e honrado pelos homens. Provérbios 21.21

3-      ENSINAR SOBRE DEUS FALAR SOBRE DEUS QUANDO DE FATO NÃO O CONHECE
você certamente vai encontrar. Saberá enfim o que significa honrar e obedecer ao Senhor, o que é conhecer a Deus. Provérbios 2.5

a fim de que a maneira de vocês viverem sempre agrade ao Senhor e O glorifique, para que vocês sempre façam pelos outros coisas boas e agradáveis, aprendendo em todo o tempo a conhecer a Deus cada vez melhor. Colossenses 1.10
4-      ESPERA SERVIR A DEUS EM GRANDE ATOS, QUANDO SOMOS TESTADOS NOS PEQUENOS

 2-   LEVITA-
 EM NUMEROS 8.26 DESCREVE A PURIFICAÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO LEVITA DESIGNADOS PARA AJUDAR OS SACERDOTES NO MINISTERIO DO ALTAR. DEPOIS DO EPISODIO DO BEZERRO DE OURO FORAM DESGNADOS GUARDIÕES DA LEI, OFICIANTES DO SACRIFICIO.
ATIUDE DO LEVITA
PASSOU DE LARGO”
A ATIUDE DO GUARDIÃO DA LEI NÃO FOI DIFERENTE DA ATITUDE TOMADA PELOS SACERDOTES . AMBOS DETENTORES DE GRANDE CONHECIMENTO DA LEI E DA INCUMBENCIA DE PASSAR O ENSINAMENTO AOS DEMAIS. AQUI COMO NO PRIMEIRO CASO CONHECIMENTO SEM PRÁTICA É INUTIL.
TEMOS NA PALAVRAD E DEUS EXEMPLOS PRECIOSOS DE COMO DEUS ABORRECE ESSE TIPO DE ATITUDE.
MATEUS 25:

41 
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44 
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.


SAMARITANO
No antigo testamento 2 reis 17.24
O rei da Assíria trouxe cativos estrangeiros para habitarem nas cidades de Samaria a fim de destruir qualquer nacionalidade que ainda restasse. Casamentos mistos entre os israelitas deixados e os estrangeiros trazidos á terra de Israel, resultaram no povo chamado “’samaritano”. O resultado foi uma mistura de tradições religiosas e culturais estrangeiras com os costumes e a fé dos hebreus (29-33). Já nos tempos do Novo Testamento, no entanto muitos samaritanos tinham deixado seus modos pagãos e tinham nutrido uma fé baseada exclusivamente no Pentateuco. Posteriormente muitos samaritanos tornaram-se crentes em Cristo, através do Ministério de Filipe ( atos 8.5-25)
Atitude
1-    Foi olhar a situação de perto
2-    Moveu-se de intima compaixão
3-    Prestou socorro, usando o que tinha (azeite, vinho e ataduras)
4-    Deu sua montaria levou para uma estalagem e cuidou dele.
5-    Partiu para seu compromisso, mas deixou o ferido sob os cuidados de alguém devidamente recompensado.
Conclusão:
Um doutor da lei, se aproxima de Cristo para o questionar sobre a vida eterna, talvez esperando ouvir sobre rituais complicados e Cristo usa o conhecimento desse doutor para lhe ensinar o modo simples de agradar a Deus.
A resposta de Cristo é:
Vai e faze da mesma maneira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário