quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

OS EFEITOS DE UMA RELAÇÃO RUIM


Sempre que duas pessoas se juntam, ocorren relações interpessoais, ás vezes essas relações são tranquilas, com todo mundo apoiando todo mundo e com uma comunicação clara, concisa e eficiente. Frequentemente no entanto, as relações são marcadas por conflitos. E é sobre os efeitos dessas tensões que gostaria de falar um pouco neste post.

As pessoas reagem á tensão interpessoal de maneiras diferentes. Algumas resistem a ela, outras a evitam, muitas ficam profundamente irritadas com ela, outras são esmagadas e há aquelas que parecem se deliciar.
Os efeitos físicos do stresse e da tensão interpessoal, são bem conhecidos. Fadiga, músculos tensos, dores de cabeça, problemas estomacais, úlceras e várias outras reações biológicas se desenvolvem, pricipalmente quando as tensões são negadas ou escondidas.
Psicologicamente relações interpessoais ruins, podem desencadear quase todas as reações emocionais do ser humano, e as ações das pessoas em conflito podem variar desde uma pequena inclinação para o corpo mole até o assassinato. Quando existe tensão, os individúos podem se sentir deprimidos, culpados, humilhados, inseguros e ansiosos. Em alguns casos a situação gera raiva, rancor, cinismo e tentativas de dominar, manioular ou revidar.
Socialmente, inclue agressões verbais, a violencia, o afastamento dos outros e a ruptura de relacionamentos anteriores.
Espiritualmente, podemos observar desde o Éden, quando diabo conseguio criar tensão entre o Criador e suas criaturas. Quando Adão e Eva comeram do fruto, eles foram separados de Deus e logo já estavam em conflito, jogandoa  culpa um no outro. Num sentido amplo, portanto, toda tensão é um  resultado e um reflexo do pecado. Quando as pessoas estão separadas de Deus, ou umas das outras, não são capazes de amadurecer emocional e espiritualmente.
Quando o conflito é causado por imaturidade ou egoísmo dos indivíduos, ele é errado e potencialmente nocivo, mesmo que a experiência possa estimular o crescimento.
O resumo acima demonstra o quanto ainda é necessário aprender sobre relações interpessoais, dentro e fora da igreja, como sempre gosto de mencionar, somos igreja, somos família, somos empregados ou patrão, somo vizinhos, e as relações interpessoais estão presentes em todos os lugares, a maioria das pessoas ignora a importancia de se aprender sobre relacionamentos, e é onde o diabo por diversas vezes tem obtido vitórias, minando relações nos mais variados campos, casamento, amizades, lideranças, empresas, e muitos outros. Está escrito na Biblia que uma das formas de está bem com Deus é estando bem com o próximo.

"Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor."  (I João 4 : 12)

Relações interpessoais não são faceis, e podem gerar muitos conflitos, mas podemos aprender a lidar com eles, encontrar um caminho no perdão, na tolerância, no amor fraternal que é aprendido a cada dia a Biblia diz "se você não ama a seu irmão que vê como pode amar a Deus que não vê?" ( grifo meu).


Esta é uma introdução ao próximo post sobre relações interpessoais, estudo baseado no livro Aconselhamento Cristão de Collins.
FDCR
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário