quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CULPA & VERGONHA.


 A DIFERENÇA ENTRE CULPA E VERGONHA.
" Eu te celebro por tantos prodígios, e me maravilho com as tuas maravilhas!" Salmo 139:14
Culpa é o sentimento desconfortável que emerge quando nos comportamos mal. Está ligada ao que fazemos. Fomos longe demais e agora nos sentimos mal pelo que fizemos.
Vergonha é a sensação que surge quando não correspondemos ao que pensamos que deveríamos ser. Está ligada ao que somos.
A culpa pode desempenhar um papel importante em sua felicidade. Deus fez com que certos comportamentos nos causassem desconforto para que revíssemos e reparássemos os danos correntes deles. Mas a vergonha é um sofrimento que emerge por duvidarmos do nosso próprio valor. A vergonha nos faz sentir defeituosos. Isso não corresponde ao que a Bíblia diz quando fala de nossos prodígios e maravilhas."Pois Deus nos criou com potencialidades e inteligência, capaz de articular, empreender, investir, modificar certas coisas já criadas, tornando-as melhores, muitos prodigios tem sido feitos no campo da ciência e da tecnologia, assim como na arte entre outras aréas da inteligencia e criatividade humana (grifo meu). Já a vergonha nos faz duvidar de nós mesmos.
A essência do sentimento de culpa: estar convicto de ter feito algo errado e precisar pagar por isso.
A vergonha geralmente é mais difícil de resolver do que a culpa. Se confundimos vergonha com culpa, ficamos paralisados. Porque se nos sentimos culpados em relação a algo que cometemos, podemos pedir perdão e reparar o prejuízo causado. Mas se temos dúvidas quanto ao nosso próprio valor, o melhor que podemos fazer é procurar ajuda terapeutica.(.Baker, Mark W.Como Deus cura a dor)
As pessoas de um modo geral te dificuldades em falar sobre seus sentimentos, inclusive com Deus, pois em suas orações a maioria não expressa em palavras sua tristeza, mágoa, alegrias, decepção etc.Geralmente são orações de petições, de curas do corpo, mas dificilmente se estuda, ou ora com profundidade expressando para Deus o que relamente sente, com o pensamento que " Deus é oniciente e já sabe o que eu estou sentindo, me fará justiça"
Quando Deus foi á porta da caverna, e perguntou a Elias o que ele fazia ali,Deus estava dando a oportunidade para Elias expressar seus sentimentos, para então operar a cura.
Se você até agora não encontrou a saída para certos probelmas emocionais, saiba que a solução para a maioria dos problemas da alma humana, é aprender a comunicar-se, verbal e emocionalmente. E pode começar hoje mesmo conversando com Deus e também com um conselheiro cristão que possa te orientar dentro da Palavra de Deus, em como ter mais comunhão com Deus, e como conversar com Deus, e o que a Bíblia fala a respeito da cura da alma.
Deus te abençoe.
Francileide










Nenhum comentário:

Postar um comentário