quinta-feira, 8 de março de 2012

JOSÉ (Esposo de Maria) MATEUS 1:16-25; 2:13-23

Personagens Bíblicos - JOSÉ (Esposo de Maria)
MATEUS 1:16-25; 2:13-23



Jesus Cristo não teve um pai humano. Foi o unigênito Filho de Deus, gerado pela Maria através do Espírito Santo. Por dois motivos era importante, entretanto, que houvesse alguém que atuasse como seu pai humano. Por essa razão, Deus escolheu um homem chamado José. Era da tribo de Judá, pertencente à família de Davi. A primeira razão para Deus usar tal homem era que Maria, mãe de Jesus, não poderia ser nem ter determinado o herdeiro do trono de Davi. José, ao aceitar Jesus como seu filho legítimo, tornou-O o herdeiro legal do trono de Davi. A segunda razão é: visto que Jesus nasceu com carne, sendo um bebê indefeso, Deus escolheu usar José como um pai humano para proteger e suprir Suas necessidades e de Sua mãe.

José comprometeu-se a se casar com Maria e a descobriu grávida. Isso estava de acordo com os planos de Deus, pois Isaias 7:14 profetiza especificamente que uma virgem desposada engravidaria e daria à luz um filho, quem é ‘Deus conosco’. José, porém, não sabia que Maria era essa virgem específica, por isso ficou espantado e de coração partido quando descobriu que ela estava grávida e fez planos para cancelar o noivado secretamente.

Foi nesse período que o anjo do Senhor apareceu pela primeira vez a José em um sonho, explicou a situação e deu a José instruções de como comportar-se com Maria. José então foi se casar com ela, mas nunca viveram juntos como homem e mulher até depois o nascimento de Jesus.

O anjo do Senhor apareceu a José novamente em Mateus 2:13 e instruiu-o a fugir para o Egito, para a proteção de Jesus. Em Mateus 2:19, o anjo do Senhor apareceu mais uma vez a José e instruiu-o como retornar a Nazaré em Galiléia, onde atuou como o pai humano do Senhor Jesus Cristo. José era carpinteiro e não se diz nada nas Escrituras, sejam atos ou declarações, desde o período em que Jesus tinha cerca de 12 anos. Esse fato, ligado à ordem do Senhor a João, em João 19:26, faz que muitos estudiosos da Bíblia pensem que José morreu ainda durante a juventude de Jesus.
fonte; http://estanteteologica.blogspot.com/2010/06/personagens-biblicos-jose-esposo-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário