sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PEQUENAS ATITUDES, MAS ATITUDES QUE NOS SURPREENDEM





Texto: Jo 13.1-11
Alguém já te fez algo que você não esperava? E por isso você ficou extremamente surpreso? Essas coisas podem acontecer! “Antes da festa da páscoa ...”
A páscoa era a Festa em que os israelitas comemoram a libertação dos seus antepassados da escravidão no Egito (Êx 12.1-20; Mc 14.12). Cai no dia 14 de NISÃ (mais ou menos 1 de abril). Em hebraico o nome dessa festa é Pessach. A FESTA DOS PÃES ASMOS era um prolongamento da Páscoa (Dt 16.1-8).
Jesus nas poucas horas que lhe restava desejou ardentemente passar um pouco de tempo com seus discípulos desfrutando de uma comunhão gostosa. E não apenas isso, mas mesmo diante do que Ele iria enfrentar tirou tempo para atitudes que causaram surpresas.
Vejamos algumas atitudes de Jesus:
I – ATITUDE: EMPATIA (Vs.1b, 3)
Jesus não foi indiferente, Ele era sensível – (empatia – Tendência para sentir o que sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa);
As escrituras narra que ele tinha a capacidade de perceber a necessidade alheia (Mt 14.14 nos diz que: “… viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos”, no Evangelho de Marcos 6.34, está relatado: “… viu Jesus a multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor” );
Lucas vai dizer que Cristo “desejava ansiosamente partilhar a páscoa com seus discípulos antes do seu sofrimento” (Lc 22.15);
Possuir condições e ter privilégios não são razões para a arrogância;
A humilde conduta de Jesus não foi porque ele tivesse esquecido a sua condição de Filho de Deus. Seu ato demonstra que ter privilégios não são motivos para a vaidade própria.
Como temos procedido com as pessoas que estão próximas de nós?
Tenho me prontificado a descer ao mesmo nível delas?
O que tenho feito para aqueles que estão próximos de mim?
Uma outra atitude de Jesus que causou surpresa foi a sua…
II – ATITUDE: SIMPLICIDADE (Vs.4,5) – Modesto, Cortez, Educado. Mesmo as tarefas mais humildes faziam parte das atividades de Jesus;
Nos Tempos de Jesus culturalmente lavar os pés era um elemento comum de hospitalidade, num país poeirento, onde as pessoas usavam sandálias;
Jesus o Mestre dos mestres, o Senhor dos senhores, não omitiu em se rebaixar e realizar tal tarefa;
Esta tarefa era geralmente realizada pelo membro mais humilde da casa (um servo/ou empregado).
Exemplo:
Certa feita Jesus foi recebido em uma casa de um Fariseu e quem deu as honras a Ele foi uma pecadora (Lc 7.44);
Uma outra atitude do mestre foi a sua …
III – ATITUDE: HUMILDADE (Vs.6-9)

Às vezes certas atitudes deixam as pessoas perplexas, assustadas. Foi o que aconteceu naquele dia horas antes do Mestre dos mestres, Senhor dos senhores ir à cruz;
Mesmo diante de um protesto Jesus não parou;
Pedro com sua habitual impulsividade (Lc 5.8; Mt 16.22; At 10.14), fez objeção à atitude de Jesus;
Ele não podia entender a humildade de Cristo;
Jesus havia recebido uma “MISSÃO” do Pai. Ele levou essa missão até o fim. Pedro precisava aceitar Jesus de acordo com o caminho que Deus traçou para o Messias seguir.

CONCLUSÃO

Em suma: Sermos “empáticos (não arrogantes)”, “simples (carinhosos, cortezes, amistosos)” e “humildes (servos uns dos outros)” é o que nos fazem mais parecidos com o Cristo.
Todos esses sentimentos do Cristo demonstra uma só atitude “O SEU AMOR”. Amor esse, por gente como eu e você. É assim que inicia o texto: “… tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.
Este AMOR é ilustrado na comovente cena do lava-pés, na qual o Filho de Deus não leva em conta, “o realizar”, o mais humilde trabalho de um servo (Fp 2.7-8). Pequenas atitudes, mas atitudes que surpreendem são gestos que você e eu, que nós precisamos demonstrar para marcar as pessoas que estão próximas de nós. Você tem sido benção para as pessoas que estão em sua volta? Você quer ter uma mudança de comportamento? Se está convencido disto, que Deus te abençoe!

Fonte  Site Kerygma

Nenhum comentário:

Postar um comentário