domingo, 31 de julho de 2011

JEFTÉ HISTÓRIA DE CURA EMOCIONAL E HONRA

FONTE IMAGEM http://fotos.sapo.pt/sites/pic/00067347


JEFTÉ- A HISTÓRIA DE UM HOMEM QUE SUPEROU O COMPLEXO DE INFERIORIDADE E TEVE SEU CARÁTER MOLDADO POR DEUS.
Jefté significa (Iavé abre; aberto; abridor)

1-Genealogia- era filho de uma prostituta- Jz 11.1.
Talvez em nossos dias, o preconceito em relação aos pais, não sejam tão marcantes quanto nesse período, mas fato que segundo as pesquisas sobre a cultura, Jefté era filho de uma traição, filho da vergonha, Gileade concebeu o filho fora do casamento, certamente Jefté não era bem aceito pela sociedade por isso. Certamente isso, causou em Jefté complexo de inferioridade, como veremos em algumas de suas atitudes mais tarde no decorrer dessa ministração.
2-Desprezo por parte dos irmãos e a omissão do pai- Jz 11.2.
A Bíblia diz que seus irmãos o humilhavam, o que é humilhação? ) Rebaixar (Is 2.17; Fp 2.8). 2) Oprimir (Sl 107.39)." além da sociedade a família também não o apoiava seus meio irmãos o humilhavam e diante dessa situação, o pai não se pronunciava. O rapaz só tinha seu pai e mesmo esse não fez nada a seu favor.E como é cruel quando nem mesmo sua família lhe dá atenção, ninguém a seu favor, a auto-estima de Jefté, não deve ser das melhores. A Bíblia diz que ele era valoroso, penso que aqui uma tentativa de Jefté de ser notado mas sem resultado por parte de sua família ou da sociedade.
3-Jefté não teria direito a herança-11.2- seus irmãos o afligiam. Desprezado e sem nenhum recurso.
4-Resultado: ELE FUGIU e Homens levianos se juntaram a ele. Jz 11.3 O que quer dizer levianos?Imprudente, em outras palavras Jefté se juntou a uma gangue, possivelmente foi roubar fazer arruaça. Você pode dizer agora que não era necessário tudo isso, mas só quem vive a situação é que sabe os traumas emocionais que esse jovem sofreu quando criança, o desprezo, a omissão do pai a ausência da mãe e sua história de vida, as tentativas de chamar a atenção sem nenhum resultado. O que ele faz? Chuta o pau da barraca e vai fazer o que quer do jeito que quer.
Será que não agimos assim em casa?na igreja?no trabalho?, de que forma estamos plantando nas emoções dos filhos, maridos, amigos? É fácil culpar a pessoa dizer que é falta de espiritualidade, mas e onde estava a nossa quando plantamos sementes daninhas?
Olha só as sementes que devemos plantar:
"A minha boca falará o louvor do SENHOR, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre."  (Salmos 145 : 21)

"O que possui o conhecimento guarda as suas palavras, e o homem de entendimento é de precioso espírito."  (Provérbios 17 : 27)

"As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos."  (Provérbios 16 : 24)

5-Deus muda o quadro da vida de Jefté.Jz 11.4ss.
Sem nenhum homem com tamanha capacidade de liderança recorrem a Jefté, o filho da prostituta, o desprezado, o que não tinha direito a nada. Agora é procurado pelos anciãos da cidade, homens de respeito, homens da sociedade, homens religiosos.

a-    Nesse ponto Deus começa a trabalhar na estima de Jefté-foi lembrado por pessoa importantes - todos gostam de ser lembrados.
b-     Jefté reluta por que somente o procuram em momento de aperto-7
c-      Ele faz um acordo de liderança e aceita-8,9,10
d-     Ele envia mensageiro ao inimigo-tenta acordo de paz o homem um diplomata um líder.mas o inimigo não quer acordo ele quer guerra 12-28
e-      O Espírito do Senhor se apossa de Jefté-29
f-       Ele vence
g-      Deus muda a história de Jefté.
O filho da prostituta agora era príncipe de Israel-líder, o que se ajuntou com bandidos agora era homem de respeito, aquele que se achava desprezado agora estava valorizado.
Jefté não ficou remoendo suas dores e na oportunidade ele soube aproveitar, Deus nos abre portas temos que saber passar.
Deus trabalhou a estima e o caráter de Jefté e quer trabalhar o nosso, já nos entregou as ferramentas.
ROM 12.1,2-renovação da nossa mente
Fp-4.8-novo pensar - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Gl -5.22-novas atitudes-  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
São frutos, e devem ser cuidados, regados, precisam ser limpos, para frutificarem a 100 por 1, oração jejum, louvor, Palavra. Dedicação e obediência.
As armas já estão a nossa disposição só precisamos usar, e ainda temos o grande auxílio daquele que começou a boa obra.
Não estamos sozinhos e desamparados, o Senhor é nosso refúgio e fortaleza, não desista Deus quer mudar sua história, não importa se sua origem não foi honrosa, ou se foi desprezado, Deus te ama, quer mudar sua história, quer te honrar!

FDCR




Nenhum comentário:

Postar um comentário