quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O crente comparado ao Sal

Tema:- O crente comparado ao sal.
Texto: - Mateus capítulo 5 , versículo 13.

Introdução:

Jesus no seu sermão, o " Sermão da Montanha", ( Mateus cap 5 - 7:29) falou sobre as bem-aventuranças, agora ele compara os seus discípulos com o sal.
Mas qual a semelhança entre o crente e o sal?
O que Jesus estava querendo demonstrar com essa comparação?
Para que nós venhamos entender essa comparação, devemos analisar algumas características do sal.
Segundo alguns estudiosos da Palavra de Deus, Jesus estava fazendo uma alusão as grandes salinas que existiam próximas a região sul do Mar Morto que era uma grande fonte inesgotável de sal.
No livro de Sofonias 2:9 cita o poço de sal, e em 2Sm 8:13 sobre o vale do sal.
O sal usado pelos antigos era o sal-gema ou seja, o sal de boa qualidade. Mas também havia sal dos lagos que era considerado de qualidade ruim sendo a sua parte exterior sem sabor que não servia para nada.

Divisões:

I) O sal é cristalino ou transparente.
O crente tem que levar uma vida transparente perante o mundo, não ter nada a esconder, ser claro em tudo que ele fizer. O crente tem que ter responsabilidade nos negócios, no trabalho, na família.
Nos negócios: temos que pagar nossas contas.
No trabalho: ser exemplo para os demais funcionários
Na Família: Efésios 5:25 - "Maridos, amai a vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela".
Efésios 5:24 - " De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido".
Efésios 6:1,2 - " Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo"
" Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra".
Não ser um crente camaleão, o camaleão é um réptil da família do lagarto, capaz de mudar de cor ou seja ele se adapta a qualquer tipo de ambiente. E tem crente que infelizmente agem de acordo com o ambiente que ele se encontra, se está com os amigos do serviço , agem como tais, faz o que os amigos fazem e enfim quando chega na igreja age como crente.
O cristão tem que levar uma vida em comunhão com Deus e deixar transparecer o poder do Espírito Santo sua vida.

II) O sal é branco.

Na Bíblia Sagrada o branco é sinônimo de santidade, é sinônimo de vida com Deus.
O crente tem que ser Santo, separado.
Nós vemos lá no livro de II Reis no capítulo 4 que Eliseu nas suas sucessivas viagens passava em frente da casa da sunamita, pois ela morava em Suném uma pequena cidade próxima ao monte Carmelo , e ela comentava com o seu marido: " Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus ".
O crente tem que ser diferente e fazer a diferença neste mundo.
Um outro exemplo que podemos tomar é a vida de Carlos Finey, conhecido como o apóstolo dos avivamentos.
Nos diz a história que certa vez Finey entrou em uma firma e o poder do Espírito Santo estava sobre a vida dele, e os operários daquela empresa ao vê-lo, sentiam a culpa de seus pecados.
Aonde nós estivermos as pessoas tem que saber que você e eu somos diferentes , porque o Espírito Santo de Deus está sobre as nossas vidas.

III) O sal preserva .

O crente tem que se preservar do mundo, do pecado , dos costumes impostos pelo mundo, o crente tem que se manter íntegro diante de Deus, não se curvar as situações, as idolatrias que esse mundo oferece.
Os meios de comunicação tem sido um dos principais meios que Satanás tem usado para que o crente se contamine com o mundo.
Nós vemos no livro do profeta Daniel no capítulo 1 e no versículo 8 que Daniel após ser levado cativo para a Babilônia ele " assentou " ou propôs no seu coração não se contaminar com os manjares do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
Sabe porque Daniel não quis comer dos manjares do rei? Porque era costume dos babilônicos de antes de comer qualquer tipo de alimento , esses alimentos eram oferecidos aos deuses da Babilônia, e é por isso que Daniel se preservou daqueles alimentos.
Meus irmãos, irmãs, jovens, adolescentes, crianças e obreiros, vamos nos preservar do pecado, da idolatria e fazermos a vontade de Deus.


IV) O sal da gosto.

O sal da gosto aos alimentos, um sabor agradável.
Nós vemos hoje em dia muitas pessoas sem razão de viver, já perdeu o gosto pela vida estão desesperadas, já tentando achar a solução para as suas vidas mas não conseguiram achar.
Nós que somos o sal da terra temos a missão de dar sabor a essas vidas sermos agradáveis , lá no livro de Colossensses no capítulo 4 no versículo 6 - " A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibas como convém responder a cada um".

V) O sal é um símbolo de compromisso

Os orientais tem por costume ratificar (validar aquilo que foi dito) as suas promessas por meio de presentes de sal.
As ofertas oferecidas ao Senhor tinham que ser salgada com sal simbolizando o compromisso de Deus e o Seu povo.
Como estão os nossos compromissos perante o nosso Deus? Será que o que Deus tem colocado em nossas mãos estamos fazendo com amor e com dedicação? Ou estamos fazendo de qualquer maneira? Será que estamos nos dedicando ao máximo, dando o melhor de nós ?

VI)O sal insípido

Há muitos crentes que já não tem mais sabor perdeu o gosto pela vida, está sem ânimo, nunca se viu como nos dias de hoje um desânimo tão grande para realizar a obra de Deus, e por algum motivo ou outro caiu em descrédito perante a sociedade e não tem forças para se reerguer. Você quer voltar ao primeiro amor mais não consegue.
Mas lá no livro de Isaías no cap.40 no versículo 30 e 31 nos diz: Os jovens se cansarão e se fadigarão, e os jovens certamente cairão.
Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fadigarão.
Isaías 41:10 - Não temas, porque Eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou o teu Deus; eu te esforço e te ajudo, e te sustento com a destra da minha mão.
Publicado em: 25/7/2003
Por: Eduardo Henrique dos Santos
Assembléia de Deus Jd. Piraporinha (Madureira) - Diadema

Nenhum comentário:

Postar um comentário