quarta-feira, 24 de novembro de 2010

9 erros que matam seu crescimento pessoal



815492_computer_frustration.jpg
Toda pessoa que está empenhada em sua carreira e felicidade está sujeita a cometer erros ou desenvolver comportamentos que, se não forem afastados, podem lhe prender em um degrau no meio da escada.
Erros mais comuns (texto mais longo que o normal, puxe o fôlego):

Pensamos que já sabemos tudo

Armadilha sutil, especialmente para quem passa anos lendo sobre motivação, desenvolvimento pessoal e genéricos de auto-ajuda. Chega-se a um ponto em que o discurso parece vencido e as idéias velhas e repetidas.
Este é o ponto em que sua mente pode se fechar a novas idéias, ou não se aprofundar em conceitos de que só tratou superficialmente, e interromper o processo de aprendizado.
Há de fato muita repetição na literatura de ‘self improvement’, mas há uma diferença crucial entre ler sobre ‘hábitos vencedores’ e transformar sua rotina com eles.

Atender a todas as idéias revolucionárias da moda.

Desenvolvimento pessoal é hoje uma indústria de Mídia. Há muitas correntes e autores verdadeiramente úteis, mas querer adotar todas as metodologias e absorver todos os conceitos pode transformá-lo em um monge-executivo-pai-rico-altamente-eficaz-que-não-sabe -quem-mexeu-no-seu-queixo.
Nada, em suma.
Pesquise o máximo até encontrar uma corrente de pensamento que se alinhe a seus objetivos e valores, então se aprofunde e pratique.

Não transformar leitura em ação

Interessar-se em auto-desenvolvimento é importante, mas nenhum livro ou blog transformará sua vida se você não converter idéias em ação.
Conhecimento sem aplicação é informação estéril.

Desistir fácil

Este conselho é um clichê, você já sabe sobre isso. Já leu artigos e citações, já assistiu dezenas de filmes sobre a importância de não desistir diante da primeira derrota. Então use esse conhecimento, inclusive de que cada derrota contém mais aprendizado que a vitória prometida: outro clichê, mais verdadeiro ainda.

Preocupar-se demais com a opinião alheia

Um dos problemas de ter medo de que outras pessoas reajam mal às suas atitudes ou idéias é que isso infalivelmente vai acontecer. Não importa o quão brilhante ou vexatória possa ser sua iniciativa, sempre haverá pessoas (às vezes muito próximas e queridas) prontas para condenar ou ridicularizar. Aceite e persista.

Inconstância

Desenvolvimento pessoal e profissional é uma escola para toda vida. As exigências do processo às vezes pesam, e falta comprometimento ou (senso de) tempo para se dedicar com afinco ao próprio aprendizado.
É um fardo? Sem dúvida.
É trabalho duro? Bingo!
Mas o processo de crescer tem muito mais aspectos positivos que negativos, e o próprio propósito de construir um futuro melhor nos dá energia para cruzar os dias difíceis da vida corporativa, muitas vezes sob pressão, ansiosos e estressados.
As chaves para superar esta armadilha são paciência, consistência e um quê de humildade. Confie no seu crescimento.

Criar expectativas irracionais

É natural começar projetos com entusiasmo, planejando grandes resultados no fim da estrada. É esta visão que dá força para subir os degraus da escada. Os problemas começam quando você se torna escravo desta visão, e qualquer resultado abaixo do milagre sonhado pode levar à frustração e à desistência.
A habilidade de desenvolver expectativas factíveis vem com a experiência. Prepare-se para lidar de forma madura com pequenas doses de frustração, e sobretudo a não parar por causa delas, até se tornar um visionário realista e eficaz.

835946_what_to_write.jpg

Não enfrentar seus próprios demônios

Desenvolvimento pessoal inclui auto-conhecimento, o que inclui observar e analisar honestamente nossas experiências passadas, nossas emoções, fragilidades, temores, relacionamentos e EGO.
A vida que construímos até hoje influencia diretamente nossa personalidade e o modo como agimos e reagimos ao mundo. Conhecer nosso mapa psicológico e emocional requer observar e reconhecer nosso lado sombrio, requer ‘mexer no lodo’ para curar velhas fraquezas e se tornar mais forte.
Essa é a parte que os livros mais simplórios de auto-ajuda ignoram, pois é desconfortável de se tratar. Mas se você está realmente empenhado em crescer como pessoa, em algum momento vai ter que enfrentar seus próprios demônios. É preciso sinceridade consigo mesmo e um pouco de misericórdia, mas no final do filme você sai vivo e melhor.

Não tomar a responsabilidade para si.

A sociedade, os parentes, os amigos e o governo influenciam sim nossas vidas, mas se você colocar sobre eles a responsabilidade sobre o que acontece com você, NUNCA vai ter poder para conduzir a própria vida.
Tomar a responsabilidade para si inclui assumir a direção sobre sua carreira, gerenciar melhor seu tempo disponível, e ser proativo para melhorar a qualidade de seus relacionamentos, inclusive cônjuge, pais e filhos.
Quem sabe assim nos tornaremos aquilo que queremos ser quando crescer.

fonte meta executiva
Baseado no texto 9 Mistakes That Can Kill Your Personal Growth do Positivity Blog.

Um comentário:

  1. tá sendo uma benção para mim, todos os seus artigos, Deus continue te abençoando ricamente.

    ResponderExcluir