sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FIQUE SABENDO: MÚSICA GOSPEL

 
De origem negra, o gospel nasceu no final do século passado nas igrejas evangélicas do sul dos Estados Unidos. Na verdade, GOSPEL significa: “Palavra de Deus“. Vem da junção das palavras em inglês GOD = Deus , e SPELL = Palavra. Foi criado pelo bluesman Thomas Dorsey, que se converteu e passou a compor hinos religiosos em forma de canções populares. Com a criação dos selos de rhythm & blues a partir de 1945, o gospel passou a se organizar e evoluiu até a ter a sua própria parada de sucessos e figurar como categoria no prêmio Grammy.

Aos poucos, os artistas também foram adotando novos estilos, mas sem deixar de lado o louvor e devoção nas letras. Dos vários tipos, a música gospel cantada nas igrejas Batistas é talvêz a mais importante, pois influenciou não somente as outras formas de gospel mas também alguns estilos de música Pop (música popular norte-americana).

Diferentemente do SPIRITUAL (espiritual), que está enraizado nos hinos protestantes formais, a música gospel é extemporânea, altamente emocional e expansiva. Baseada no diálogo cantado entre a congregação e o pastor, no qual o pastor dirige com o texto e a congregação responde afirmativamente, de forma musicada, a música gospel inspira um “fogo e excitação que às vêzes, desapercebidamente, preenche a igreja, fazendo-a ‘entrar no rock’ ” (James Baldwin, The Fire Next Time).

Nos anos 40, Mahalia JACKSON, Clara Ward, e Sister Rosetta Tharpe começaram a gravar o estilo gospel de música. Nos anos 50 e 60, músicos treinados nas próprias igrejas levaram esse estilo para a música popular norte-americana, retendo as características do gospel: uso de falsetos, tons deslisantes, sílabas únicas percorrendo várias notas musicais. As igrejas continuam sendo a escola para vários cantores de música popular norte-americana. Alguns grupos jovens fazem tanto música pop quanto gospel. A música gospel, cantada nas reuniões de reavivamento Protestante, era similar à música gospel tradicional, na sua espontaneidade e fervor emocional.

Expressões populares desse reavivamento foram os hinos gospel atribuidos aos evangelistas Dwight L. MOODY e Ira D. Sankey, os quais conquistaram grandes audiências para esses hinos e compuseram muitos outros também. Quartetos e grupos gospel familiares dominaram esse gênero que, chamado de música Cristã contemporãnea, emergiu nos anos 1980, combinando o som pop ou rock com convicção e fé.

No Brasil, no início da década de 90, o Gospel passou a designar um movimento cuja tentativa era de abrir a mídia para a música cristã contemporânea. Esse esforço tem obtido sucesso, uma vez que pipocam país afora grupos dos mais variados estilos e tendêcnias, num “boom” jamais visto antes. Assim, em terras brasileiras, o Gospel, ao contrário do estilo único e inconfundível do canto negro da América do Norte, é sinônimo de música cristã de todas as formas.
 FONTE-http://kerygmakerygma.wordpress.com/

 Pr. Alexandre Rodrigues de Souza
Textos adaptado da revista Gospel Music CD, ano 1, nº 01

Um comentário:

  1. Glória a Deus que nós somos livres para adorá-lo, não importa o estilo, mas que seja com ordem e descência na presença do Senhor que é digno de toda a honra e toda a glória.

    "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (João 4 : 23)

    ResponderExcluir