sábado, 27 de novembro de 2010

Sites estimulam anorexia mesmo reconhecendo o distúrbio como doença





Páginas dividem conteúdo entre dicas para emagrecer e para se recuperar do problema
Do R7
Getty ImagesFoto Getty Images
Restrições alimentares como anorexia e bulimia podem levar à morte
Um levantamento dos principais sites que fazem apologia à anorexia e à bulimia, realizado pela Universidade de Stanford, concluiu que, mesmo celebrando a magreza extrema, a maioria reconhece que os distúrbios são doenças. O estudo analisou 180 sites que usam termos como “Pro-Ana”, “Pro-Anorexia”, “Pro-Bulimia”, que significam algo como “Pró-Anorexia” e "Pró-Bulimia". A anorexia e a bulimia afetam entre 1% e 2% das mulheres jovens nos Estados Unidos.
Pacientes com anorexia se mantêm com baixíssimo peso e têm pavor de ganhar peso, ficando extremamente magros. Já quem tem bulimia, come grandes quantidades de comida e depois a dispensa do organismo por meio de vômitos, laxante ou diurético. Ambos, por longo prazo, podem causar sérios problemas de saúde e até a morte.

De acordo com a pesquisa, quase 80% dos sites têm características interativas, 85% exibem materiais como fotos de modelos muito magras ou celebridades e 83% oferece sugestões e dicas de como comer cada vez menos. No entanto, a maioria dos sites reconheceu que os transtornos alimentares são uma doença, e ainda oferecem informações de recuperação. Segundo a autora do estudo, Rebecka Peebles, “muitas pessoas com distúrbios alimentares têm dias em que querem melhorar, e, em outros, não têm nenhum interesse em ficar melhor. Os sites refletem a individualidade das pessoas que os visitam."
A pesquisadora faz um alerta aos médicos e familiares de quem sofre do distúrbio.
- Os médicos que tratam de distúrbios alimentares e familiares de pacientes com transtornos alimentares, devem ser conscientes de que os locais existem, são de fácil acesso e podem ajudar a reforçar os padrões de distúrbios alimentares.

Fonte: R7

Um comentário:

  1. Este assunto de perder peso é muito sério, hoje quando vamos a uma banca de jornais ou mesmo em um hipermercado, nos deparamos com inúmeras revistas a qual a matéria de capa traz dietas milagrosas, e pessoas magérrimas.

    Nem toda dieta faz bem, para uma dieta saudável para quem realmente quer perder peso com saúde, é essencial a ajuda de um nutricionista, para que ele havalie o seu biotipo, e o próprio cardápio que a pessoa está acostumado.

    Mas independente de dieta ou não, o que cada um precisa, é amar a si mesmo. A mídia impõe padrões de beleza, mas que nem sempre são a melhor opção.

    "Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?" (Provérbios 1 : 22)

    ResponderExcluir