segunda-feira, 18 de abril de 2011

Transtorno bipolar: a batalha dos extremos



Transtorno bipolar
Alteração constante de humor. Ora está que é pura alegria, de repente, sem motivo chega a tristeza, a depressão, . Pode ser que logo, isso tudo vá embora, assim como veio, sem aviso ou motivo, fazendo com a pessoa siga a vida normalmente. Tais situações trazem sentimentos tão intensos que parecem sugar as energias do corpo e da alma.

É assim que se sentem as pessoas que sofrem do Transtorno Bipolar. Seja mulheres ou homens, qualquer um pode pode ser vítima.

De um lado extremo ao outro, tem sempre um intervalo. É a fase de comportamento considerado normal, para os padrões de comportamento.

De acordo com especialistas no assunto , a fase mais difícil de ser admitida pela pessoa, é fase da euforia, uma vez que a própria pessoa quer permanecer nesse estado de "supostas realizações" e seu comporta mento é considerado normal no meio social.

O problema, é que todos estão acostumados a estados de transtorno Unipolar caracterizado apenas por um sintoma, que é o sintoma depressivo, se esquecendo de dar atenção a atitudes que podem significar alguma coisa errada que precisa de cuidados.

Características do Transtorno Bipolar:


Fases de grande euforia, alegria , muita energia, a pessoa fica falante, desinibida, às vezes fala sem pensar , sem constrangimento e sem senso crítico, se tornando em alguns momentos até inconvenientes. Ao mesmo tempo fica otimista, com sentimentos de grandeza acreditando ser a mais eficiente em tudo. Em alguns momentos são tomadas de grande impaciência e irritação, briguentas, para minutos depois já se acalmarem como se nada tivesse acontecido, seguindo o curso normal das coisas. Se tornam corajosa de repente enfrentando ou criando situações de perigo sem pensar nas consequências. E é muito comum ideias suicidas, alucinações, alcoolismo ou uso de outras drogas como refúgio e auto aceitação. Essa fase é denominada também de fase das manias.

Fase depressiva, mais admitida, é de mais fácil diagnóstico, se apresenta em forma de grande tristeza, com muito desânimo, insegurança, medos, desespero, autoestima baixa. A pessoa pode sentir também cansaço mental, muita sonolência dificuldades para se concentrar e como na fase de euforia, apresenta também constantes idéias suicidas.

Os intervalos de "normalidades" levam a vítima pensar que está tudo bem, atribuindo então os sintomas a algum fato concreto que tenha vivido.

É importante não confundir os sintomas do Transtorno com sentimentos de decepções momentâneas que acontecem com todos no dia a dia.

A família tem um papel fundamental, em todo o processo pois a pessoa mesmo jamais admite que está doente e que precisa de ajuda. Diante disso cabe à família observar e estar atenta aos sintomas , orientar, apoiar e incentivar a pessoa a procurar tratamento adequado

O tratamento é feito à base de medicamentos e acompanhamento psicológico. Apresenta bons resultados que ajudam o paciente a ter uma vida normal como qualquer pessoa. Só é preciso se conscientizar e se cuidar de acordo com as orientações médicas.
 
 
Fonte Diário Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário