segunda-feira, 11 de abril de 2011

VER A VIDA SOB O PONTO DE VISTA DE DEUS



O que é a sua vida?

Tiago 4.14b; NVI

Nós não vemos as coisas como são, mas como nós somos.

Anaïs Nin



O modo como vê a vida, a moldará



O modo de definir a vida determina o seu destino. A sua perspectiva irá influenciar o modo de investir o seu tempo, gastar dinheiro, usar talentos e valorizar relacionamentos.

Uma das melhores formas de compreender os outros é perguntar-lhes: “Como vê a sua vida?”. Descobrirá que existem tantas respostas diferentes quanto existem de pessoas. Disseram-me que a vida é um circo, um campo minado, uma montanha russa, um quebra-cabeças, uma sinfonia, uma jornada e uma dança. As pessoas dizem “A vida é um carrossel, algumas vezes estamos em cima, outras em baixo, e algumas vezes ficamos apenas dando voltas”, ou “A vida é uma bicicleta de dez velocidades, com engrenagens que nunca usamos”, ou “A vida é um jogo de cartas: tem de jogar com o que lhe deram”.

Se perguntasse como imagina a vida, qual a figura que lhe viria à mente? Tal imagem é a sua metáfora de vida. É a visão da vida que tem, consciente ou inconsciente. É a sua descrição de como funciona a vida e o que dela espera. As pessoas frequentemente expressam as suas metáforas de vida através de roupas, jóias, carros, penteados, enfeites e até tatuagens.

A sua velada metáfora de vida influencia a sua vida mais do que percebe. Determina as suas esperanças, valores, relacionamentos, metas e prioridades. Por exemplo: se pensa que a vida é uma festa, o seu principal valor é divertir-se. Se vê a vida como uma corrida, certamente valorizará a velocidade e provavelmente estará apressado a maior parte do tempo. Se vê a vida como uma maratona, valorizará a resistência. Se vê a vida como uma batalha, ou um jogo, vencer será muito importante para si.

Qual a sua visão da vida? Pode estar a suportar a sua vida numa metáfora falhada. Para cumprir os propósitos que Deus lhe deu, terá de contestar o pensamento convencional e substituí-lo pelas metáforas bíblicas da vida. A Bíblia diz: Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente. Assim conhecerão a vontade de Deus...
Rick Warren - Uma Vida com Propósitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário