terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A IGREJA DE PÉRGAMO - A IGREJA DO ESTADO (312 - 606 d.C) Apocalipse 2:12-17


  1. Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada de dois gumes:
  2. Conheço o lugar que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
  3. Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.
  4. Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.
  5. Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada de minha boca.
  6. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.
A igreja de Pérgamo existiu realmente no século I, mas era contaminada com outros costumes não bíblicos, e representa a época em que a Igreja Cristã sofreu um processo de contaminação, entre 312 d.C. e 606 d.C.
Pérgamo era a capital da Ásia até o final do século I. Era uma cidade entreugue à adoração a vários ídolos gregos, com grande predominância na adoração a Baco (deus da diversão) e a Asclépios (deus da sanidade). Em vista disto, o governador romano local tinha grandes dificuldades em conduzir as inúmeras diferenças religiosas presentes na cidade.
Outro fator importante presente em Pérgamo é o fato da cidade ser considerada como trono de Satanás, segundo Jesus Cristo. Falaremos disto logo mais adiante, ao explicar o versículo 13.

Perfil da Igreja de PÉrgamo

Vimos, ao estudar a Igreja de Esmirna, que Satanás usou de sua primeira estratégia para banir os cristãos da face da terra: a perseguição. Porém, Satanás aprendeu que, quanto mais perseguia os cristãos, mais a Igreja prosperava e permanecia. Portanto, perseguir não foi uma estratégia bem sucedida por parte do inimigo.
Agora Satanás muda a estratégia, e dá um golpe muito forte, e infelizmente de muita inteligência: Satanás passa a contaminar a Igreja para tentar extingui-la. Depois das perseguições implacáveis, porém sem êxito, promovidas pelo imperador Diocleciano, entra em cena um novo imperador romano: Constantino.
Constantino se sentiu atraído pelo Cristianismo, tanto que aceitou a fé cristã e se declarou seu defensor e protetor. Logo após assumir o poder, emitiu um edito de tolerância ao Cristianismo e passou a favorecer financeiramente a Igreja Cristã. Ele também determinou que os templos a deuses pagãos agora pertenceriam também à Igreja. Aparentemente tudo bem. A perseguição cessa. Mas é exatamente aqui que Satanás começa a contaminar a Igreja.
Satanás sabia muito bem que se juntasse poder religioso com poder político, o resultado seria o controle das massas. Vimos isto na figura dos faraós do Egito, nos líderes da Babilônia, nos caldeus etc. A Bíblia está repleta de povos que ficavam sob o controle do inimigo através de teofania, de adoração a deuses pagãos, etc.
Por conta do favorecimento financeiro que Constantino fornecia à Igreja, os líderes locais passam a "agradar" ao imperador e, para mostrar paz e tolerância para com os povos que cultuavam deuses pagãos, começam também a introduzir costumes pagãos dentro da Igreja. Tudo para não perderem a ajuda financeira vinda do imperador (parece que o "mensalão" começou aí!).
Com isto, a Igreja Cristã passa a ser contaminada e perde sua autenticidade diante de Deus. Romanos e gregos eram politeístas e cultuavam aos mesmos deuses. somente com nomes gregos ou romanos. Esta cultura politeísta, por causa do agrado ao imperador, começa a invadir a Igreja, e passam a ser cultuados em forma de santos e anjos - doutrinas não bíblicas. Introduzem-se então vários costumes pagãos na Igreja neste período, entre eles:
300 d.C. Oração pelos mortos
375 d.C. Adoração a santos e anjos
431 d.C. Adoração a Maria
500 d.C Os sacerdotes passam a se vestir diferentemente do resto do povo
526 d.C. Extrema unção
593 d.C. Instituída a doutrina do purgatório
600 d.C. Os cultos só podem ser realizados em latim
Tais fatos históricos, baseados em documentos de pesquisa, revelam a estratégia de Satanás ao longo da história da Igreja, que sempre foi exterminar o Cristianismo - obviamente que ás não conseguiu tal intento.
Satanás uniu os poderes político e religioso mais uma vez e passa novamente a controlar as massas. Quando o Estado passou a controlar a Igreja, o evangelismo, a consagração a Deus, o fervor no Espírito sumiram. Estava estabelecida a contaminação. A Igreja então começa a enriquecer financeiramente e se tornar poderosa politicamente, e o povo da época acreditava que tal fato faria com que a Igreja seria melhor a cada dia.
"Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada de dois gumes:"
Aqui Jesus se refere a si mesmo como sendo a Palavra de Deus. Ele assim se revela por causa do pecado de contaminação sofrido pela Igreja de Pérgamo, que somente se solucionaria aplicando a genuína Palavra.
"Conheço o lugar que habitas, onde está o trono de Satanás..."
Satanás possui um trono. Jesus diz duas vezes que o trono de Satanás se localizava na cidade de Pérgamo. O trono de Satanás é rotativo, ou seja, sempre se situará na nação, continente ou cidade onde ele consegue estabelecer seu poderio de destruição. O trono de Satanás já esteve no Egito, na Babilônia; sempre em lugares onde encontra legalidade para agir. No caso de Pérgamo, a legalidade estava na idolatria excessiva da cidade. Segundo o satanismo moderno, hoje o trono de Satanás estaria situado nos Estados Unidos, porque é a nação mais rica do mundo e aos poucos está deixando de ser um país de maioria cristã para se voltar à práticas de Nova Era e bruxaria.
"e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita."
Jesus elogia a Igreja de Pérgamo por resistir e pagar um preço alto, mesmo se situando no local onde Satanás tinha o seu trono. Do ponto de vista de doutrina, os membros da Igreja de Pérgamo eram puros. O problema surgiu nas práticas pagãs que foram sendo assimiladas pelos membros mesmo que inconscientemente, provocando a contaminação. Obviamente, Satanás jamais quer ser percebido ao longo da história como sendo o responsável pela contaminação. Quanto a Antipas, nada se sabe de dados históricos a respeito desta pessoa.
"Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição."
Aqui Jesus evidencia que, apesar da Igreja de Pérgamo ter uma doutrina correta, suas práticas eram todas condenáveis à luz da Bíblia.
Em Números 22:31, A Bíblia nos diz quem é Balaão - homem ganancioso, que tentou profetizar uma maldição contra o povo de Israel. Balaque, rei de Moabe, o contratou para usar seus dons proféticos contra o povo de Deus. O resultado foi inusitado: Deus usa Balaão para bendizer Israel e não amaldiçoar. Balaão, desesperado, sugere por fim a Balaque uma aliança entre Israel e Moabe, fazendo com que os israelitas de casassem com mulheres moabitas, o que era condenado por Deus (Deuteronômio 7:1-6). É neste ponto que reside a contaminação e por isto Balaão é citado neste versículo.
"Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas."
A palavra "nicolaíta" vem da junção de duas palavras gregas:
  • niko - conquistador
  • laos - povo
Significa, então, que o objetivo dos nicolaítas era conquistar o povo, centrar os princípios da igreja nos homens, e não em Deus. Os nicolaítas praticavam a sensualidade, separando completamente a natureza física da espiritual, abrindo falsa justificativa para, ao mesmo tempo se poder pecar livremente, e estabelecer uma hierarquia eclesiástica dentro da igreja. Ao contrário da Igreja de Éfeso, a Igreja de Pérgamo se deixou levar por esta doutrina pagã.
"Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada de minha boca."
Este é o conselho de Cristo para a Igreja de Pérgamo: arrepender-se imediatamente. É o princípio de arrependimento tanto ao nível de Igreja como no nível individual. O conselho de Jesus aqui reflete o que está em 1 Coríntios 11:31:
"Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados."
Em outras palavras, se nos examinássemos a nós mesmos constantemente, não correríamos o risco de sermos julgados por Deus, porque estaríamos sempre nos vigiando para não sairmos do centro da vontade de Deus.
"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe."
Este é o desafio de Cristo à Igreja de Pérgamo. Jesus se dirige aos vencedores (1 João 5:4):
"porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé."
Jesus dá aos vencedores o maná escondido e uma pedrinha branca. O maná era o alimento espiritual que Deus enviava a Israel no deserto. O maná escondido representa o alimento espiritual que vem pela Palavra de Deus. Neste versículo Jesus diz claramente que somente os vencedores têm tal direito, ou seja, este maná é individual, não coletivo.
Sobre a pedrinha branca, o significado é um pouco mais complexo: a cor branca na Bíblia significa a justiça de Deus. Nos tempos antigos, nos tribunais, quando alguém era julgado, o jurado deixava cair uma pedra branca para dizer que absolvia o réu de qualquer culpa. Da mesma forma, como em Romanos 5.1, somos justificados pela fé e absolvidos eternamente de toda culpa através da salvação em Jesus Cristo. A pedrinha branca aqui é um símbolo que representa a absolvição da culpa gerada pelo pecado mediante a salvação em Cristo Jesus. 
fonte www.tempodofim.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário