quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A IGREJA DE TIATIRA - A IGREJA PAGÃ (606 d.C. - TribulaÇÃo) Apocalipse 2:18-29



A IGREJA DE TIATIRA - A IGREJA PAGÃ (606 d.C. - TribulaÇÃo)
Apocalipse 2:18-29

 

  1. Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:
  2. Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.
  3. Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas a ídolos.
  4. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.
  5. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
  6. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
  7. Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
  8. tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.
  9. Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
  10. e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
  11. assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.
  12. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Segundo os indícios históricos, Alexandre Magno foi o provável fundador da cidade de Tiatira, em aproximadamente 300 a.C. Situada na Macedônia, era uma cidade rica e conhecida no mundo antigo por suas telas tingidas de tintas em cores vivas. Em Atos 16:14 existe também um indício de que Lídia foi uma das responsáveis pela evangelização de Tiatira, pois respondeu à mensagem de Paulo, quando ele se encontrava em Filipos.

Perfil da Igreja de Tiatira

A Igreja de Tiatira tem como uma de suas características o foco maior nas obras das mãos dos homens do que a crença na sã doutrina. Além disso, Jesus repreende essa igreja por ela permitir o ensino de heresias e falsas doutrinas.
A Igreja de Tiatira representa também o período histórico chamado de Idade das Trevas, que compreendeu o período de 606 d.C. a 1517 d.C. "Trevas" significa que durante esse período, se acentuou muito o paganismo dentro do Cristianismo, continuando processo de contaminação iniciado por Satanás no período histórico da Igreja representado pela Igreja de Pérgamo.
A luz que Jesus Cristo confiou à Igreja se extinguiu por muito tempo e não apareceu mais até a Reforma, promovida por Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517. Como continuação do paganismo iniciado no perído que compreende a Igreja de Pérgamo, algumas das seguintes doutrinas pagãs passam a ser introduzidas no Cristianismo:
607 d.C. Bonifácio III é nomeado o primeiro Papa
709 d.C. Os fiéis passam a beijar os pés do Papa
786 d.C. Começa a adoração a imagens e relíquias
850 d.C. Começa o uso da "água benta"
995 d.C. Começa a canonização dos santos que morreram
998 d.C. Começa o jejum às sextas-feiras e no período de quaresma
1090 d.C. Começa-se a rezar o rosário
1184 d.C. Começa a inquisição
1190 d.C. Vendem-se as indulgências
1220 d.C. Adoração à hóstia
1229 d.C. Proibição do povo de ler a Bíblia (somente sacerdotes poderiam lê-la)
1414 d.C. O povo é proibido de participar da ceia durante a comunhão
1439 d.C. Decretada a doutrina do purgatório
1546 d.C. Os livros apócrifos são inseridos na Bíblia
1870 d.C. Proclamada a infalibilidade do Papa (o Papa passa a ser um homem que jamais se engana)
O nome "Tiatira" é originário de duas palavras que significam sacrifício e contínuo. Ou seja, a Igreja, agora com sua sede em Roma, nega a doutrina da salvação por meio de Jesus Cristo e promove a heresia do sacrifício contínuo para se adquirir a salvação e purificação dos pecados, o que envolve penitências, indulgências, obras das próprias mãos (como pagamento de promessas) - todas idéias satânicas que o próprio Senhor Jesus classifica como sendo "coisas profundas de Satanás" (Apocalipse 2:24).
Todas essas práticas pagãs vieram da Babilônia. Satanás fez exatamente a mesma coisa nos costumes religiosos dos babilônicos. Somente se trocavam os nomes dos deuses e das práticas. Não é à toa que Jesus se refere à Babilônia como "mãe das meretrizes e das abominações da terra" (Apocalipse 17:6).
Em contrapartida, é também extremamente importante comentar o fato de que o paganismo acentuado em 606 d.C. continua até hoje em muitas igrejas (inclusive em muitas igrejas que se denominam evangélicas), por isso consideramos que o período representado pela Igreja de Tiatira começa em 606 d.C. e se estenderá até a Tribulação. Obviamente, uma igreja pagã e contaminada não subirá no dia do Arrebatamento e continuará presente até que se inicie a Tribulação, quando o anticristo então elegerá o falso profeta como o regente de uma religião mundial (única e falsa), unindo todo paganismo possível mascarando uma adoração ao próprio Satanás.


"Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus..."
Jesus escolhe aqui o título de Filho de Deus, que é superior ao título escolhido em Apocalipse 1:13 quando se denomina Filho do Homem. Jesus escolhe esse título ao falar com a Igreja de Tiatira por causa do paganismo deles, que pregavam Jesus como humano e desprezavam Sua natureza divina. O final dos tempos é marcado por vários falsos mestres que ensinam que Jesus Cristo seria apenas humano, negando sua natureza divina.
"...que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:"
Jesus descreve o seu corpo glorificado pela seguinte razão: é assim que Ele virá em sua Segunda Vinda, e virá para julgar as nações. Portanto, ao se revelar assim à Igreja de Tiatira, significa que Jesus olhará para essa Igreja com extremo juízo porque ela permitiu a infiltração de falsas doutrinas dentro de si, ensinando-as aos servos Dele (Apocalipse 2:20).
"Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras."
Jesus aqui faz elogios à Igreja de Tiatira em seis aspectos:
  1. Suas obras: Apesar de tal período que a Igreja passava, com sua sede em Roma, muitos de seus membros ainda sim serviram fielmente a Jesus Cristo
  2. Seu amor: Poucos sabem, mas nos tempos antigos, locais como sanatórios e hospitais eram visitados somente por membros da Igreja. Jesus reconhece esse esforço como sendo o amor que muitos membros dessa Igreja tinham pelas pessoas
  3. Sua fé: Ainda sim, mesmo permitindo a infiltração de doutrinas pagãs, muitos membros da Igreja de Tiatira tinham fé em Jesus Cristo, e assim Ele a reconhece
  4. Seu serviço: significa o ministério da Igreja de Tiatira. A Igreja ainda sim servia à população
  5. Sua perseverança: Mesmo sabendo que a Igreja de Roma ocupou um largo período de tempo até a Reforma de Lutero, muitos membros perseveraram na fé e Jesus reconhece isso, o que mostra que Jesus olha individualmente para cada membro, provando mais uma vez que a salvação é individual
  6. Suas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras: apesar do período de Inquisição ter acontecido nessa época representada pela Igreja de Tiatira, Jesus reconhece também as boas obras de muitos membros da igreja romana.
"Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas a ídolos."
Por outro lado, Jesus severamente condena a Igreja de Tiatira pelo fato deles cometerem imoralidades sexuais e comerem alimentos sacrificados a ídolos, resultado do ensinamento falso promovido pelo principado satânico denominado espírito de Jezabel.
No livro de 1 Reis, Jezabel era a esposa do rei Acabe, e perseguiu Elias. As características principais da rainha Jezabel eram o autoritarismo, a manipulação e a insubmissão ao marido. Jezabel tomava as decisões por si e jamais respeitava o marido como sacerdote da nação israelita. Jezabel introduziu o culto a Baal na época de Elias. Portanto, havia um poder maligno, um demônio, por trás da autoridade da rainha Jezabel que denominamos principado (Efésios 6:12). Na Igreja de Tiatira, sem dúvida havia um espírito maligno debaixo da hierarquia do principado de Jezabel regendo a falsa religião, o que a Bíblia chama de governador deste mundo tenebroso (no grego kosmokrator) que é mencionado em Efésios 6:12. A função do kosmokrator é reger uma falsa religião dominando as populações.
O espírito de Jezabel regia o culto a Baal, provocando contaminações ao povo que o seguia como, por exemplo, a prática de prostituição e alimentação de coisas sacrificadas a ídolos. Obviamente, tais práticas são altamente condenadas pela Palavra de Deus.
"Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição."
Jesus aqui relata que já deu inúmeras oportunidades para essa igreja se arrepender de suas práticas pecaminosas, mas conforme diz o versículo, mas ela não quis se arrepender.
"Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita."
Jesus alerta que todos aqueles que se deixam convencer pela doutrina falsa dessa igreja passarão por grande tribulação. Em outras palavras, tais seguidores da falsa igreja não serão arrebatados e passarão pela Tribulação. Sem dúvida, esses seguidores não subirão no dia do Arrebatamento. Portanto, arrependimento e santificação é fundamental para tal igreja.
"Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras."
A morte aqui expressada por Jesus não significa a morte física, mas a segunda morte, cujo destino é lançar todos os incrédulos no lago de fogo, conforme Apocalipse 20:15.
Também é uma referência ao Julgamento do Grande Trono Branco, quando aqueles que não receberam Jesus comparecerão diante Dele para serem julgados por suas obras, de acordo com Apocalipse 20:11-15.
"Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha."
O conselho de Jesus Cristo vai para aqueles que, apesar de fazerem parte da Igreja de Tiatira, não aceitaram e tampouco seguiram suas falsas doutrinas. Jesus promete aliviá-los, reconhece a fidelidade destes e os aconselha a permanecerem assim até o fim.
"Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."
Há dois aspectos do desafio de Cristo à Igreja de Tiatira:
  1. Ao vencedor, dará a ele autoridade sobre as nações, o que significa que reinará com Jesus durante o Milênio;
  2. Dará ainda a estrela da manhã, que está muito claro em Apocalipse 22:16 ser um dos títulos de Jesus Cristo. Ou seja, Jesus vem morar naquele que é vencedor. Em 1 João 5:1-4 a Palavra diz que todo aquele que é vencedor é aquele que crê que Jesus é o Cristo, o Ungido.
fonte www.tempodofim.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário