quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ele me levou ao deserto…

Espiritualmente o deserto tem muitos significados, quase todos são de provas e lutas, porém mais que isso, entendemos ser um lugar que durante a vida cristã, somos convidados por Deus a dar um passeio por lá.
É como se fosse um estágio na nossa formaçã espiritual, uma matéria na universidade que Deus tem, e os matriculados, somos nós.
O texto de hoje, encontramos em Gênesis cap 16, vers 7,8 e 9.
7. E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
8. E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
9. Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
O que exatamente você pensa quando ouve a palavra deserto? Embora eu nunca ter estado em um, vem em minha mente uma situação de eu estar lá sentindo muito calor e sede. Pra você é assim também? Sabemos que no deserto as condições metereológicas não são somente altas temperaturas, podem ser baixíssimas também, além de que acontecem tempestades de ventos e areia, logo entendemos ser um ambiente instável e de condições extremas.
Nossa personagem principal de hoje, é uma mulher egípcia chamada Agar. Logo por estar nesse contexto, ser egípcia lhe colocava na condição de serva, ou se preferir, simplesmente uma escrava. Não era ela o foco do plano de Deus, ela poderia ser classificada como uma mera coadjuvante ou talvez, nem mencionada na história de Abraão e Sara, Deus não estava tratando aqui com a história dessa mulher, nem a convidou para que participasse do seu plano em levantar uma grande geração de filhos ao casal, mas claro que por sua permissão, surge a figura dessa mulher num ato precipitado e equívoco de Sara e Abraão. E surge também, a demostração de amor e zelo que Deus tem pela humanidade, através do exemplo de cuidado que teve por essa mulher.
Abraão e Sara você sabe, estavam esperando a promessa de ter um filho, mas os anos passaram, o filho não chegava, Sara era estéril e pra piorar, Abraão estava velho , então resolveram dar uma ajudinha a Deus, decidiram que Agar deveria ser a “Mae de aluguél” para esse tão desejado herdeiro. Decisão tomada, veio a ordem, e aqui fico imaginando a situação dessa serva(…)
Devia ser uma mulher humilde e sem muita expressão, entrava na sala de seus senhores quieta e saia calada, se ocupava nos afazeres do dia sem criar muita intimidade com sua senhora, cozinhava, lavava, talvez não era a única serva da casa, e se assim fosse, tinha algo que chamava a atenção de Sara e que a fazia diferente das outras servas, muito embora Sara nunca demostrou ou falou nada sobre alguma qualidade notável da escrava, o fato é que Sara andava muito pensativa por aqueles dias, e Agar sempre lhe vinha a lembrança quando a idéia era ver uma criança correndo nos corredores da casa ou brincando em volta a fazenda.
Quanto a Agar, ninguém perguntou a sua opinião sobre idéia de se deitar com seu patrão a fim de dar-lhe um filho, ninguém se preocupou se a índole da escrava poderia ser ferida, ou poderia sentir-se apenas como um objeto de uso na procriação atendendo assim o desejo de seus donos. Ela era apenas uma criada, uma serva, e não tinha qualquer direito de achar que sim ou que não, em outras palavras, era vista como alguém sem vontade própria, sem desejos ou sonhos, era como uma peça de xadres nas mãos do jogador que é movida de lugar quando ele bem entende. E assim foi feito.
A idéia de Sara era simples e objetiva; Agar deveria engravidar, ter uma gestação saudável, e após o parto entregar a criança para que o casal criasse.
Penso que durante os meses que se passaram, Sara pensava no prazer te ter a criança nos braços, ver a promessa de Deus cumprida, educar o menino, ensinar ele a ser um homem direito, amar a Deus e dar continuidade na geração prometida.
Essa era a parte teórica do planos, mas Sara não havia pensado na parte prática, e nessa incluia a mãe, talvez era difícil pra Sara incluir a serva nos dias futuros com a criança, penso que era impossível ela pensar nisso, pois se antes de tudo não pensou na vontade de Agar em participar daquele projeto, porque pensaria em algo tão distante? lá no futuro? Mas as coisas não eram bem assim… Agar tinha sentimentos e uma personalidade fortíssima, e sobre isso eu quero falar…
Era algo novo para aquela mulher ver sua barriga crescer…penso que como para toda a mulher, era emocionante sentir a criança mexer, imagino os momentos solitários em seus aposentos, ela deitada em sua cama olhava para para a parede como se fosse o infinito, com a mão na sua barriga ela pensava,(…) como será o rostinho? terá semelhanca com abrãao? imaginava as mãozinhas, os cabelos, a boquinha, e um sorriso lhe saia dos olhos…era o sentimento mais singelo do ser humano que se chama; Amor de Mãe!! imagine você que Deus ao referir-se a esse amor diz;
Pode uma mãe esquecer-se de seu filho, porém Eu nao me esquecerei de ti, esse ” PODE” Deus aqui usa como algo absurdo ou uma difícil possibilidade, uma extrema situação que venha a acontecer, uma mãe esquecer-se de quem gerou. Partindo deste princípio, imagine o problema que esse vínculo de amor iria gerar na relação de Agar, Sara, Abraão e o menino…
Mas esse, é assunto para o próximo post…(!)
Em Cristo,
por Eliseu Soares articulista do Gospel Prime

3 comentários:

  1. é interessante,pois ser uma mulher e ñ poder gerar filhos ao seu marido, tomar a decisão q ela tomou em deixar ele se deitar com outra mulher...fico pensando como seria se fosse eu no lugar dela.
    Será q eu suportaria viver da maneira q ela viveu?
    _Seria eu capaz de me sacrificar por alguém dessa forma?
    É um grande exemplo de vida, amor e compreensão ao saber q seu esposo qria ter filhos.
    Muito bóm.Mulher virtuosa quem achara?

    ResponderExcluir
  2. Entendi também q quanto mais sofremos e esperamos em Deus a recompensa é maior q o esperado.
    Em tudo dai graças.

    ResponderExcluir
  3. Muitas vezes queremos tanto uma benção, como Sarah queria ver a promessa do Senhor fosse cumprida então decidimos ajudar a Deus, o que é um grande erro.

    "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12 : 2)

    ResponderExcluir