terça-feira, 30 de novembro de 2010

SOLIDÃO DOR DA ALMA!


A solidão já recebeu vários títulos: “o problema mental mais comum do mundo”, “uma das mais universais formas de sofrimento humano”, e “ o estado permanente de milhões de pessoas”, independente de classe social, raça ou sexo. É uma situação que atinge a todos nós, uma vez ou outra; um vazio interior que pode se dissipar em alguns minutos ou durar a vida inteira.
Estudiosos concordam que a solidão cresce bastante durante a adolescência e atinge seu ponto mais alto entre os dezoito e os vinte e cinco anos. E é mais freqüente em sociedades como a nossa, que estimulam o individualismo. Há evidencias de que o número de solitários é particularmente elevado entre as pessoas altamente ambiciosas e “carreiristas”.
A solidão é a dolorosa constatação de que não temos contatos íntimos e significativos com outras pessoas. Mesmo quando cercado de outras pessoas os solitários normalmente se sentem marginalizados, indesejados, rejeitados ou incompreendidos. Experimentam sentimentos de tristeza, desânimo, inquietação e ansiedade, acompanhados de um desejo ardente de serem queridos por uma pessoa, pelo menos. Em geral o solitário se sente frustrado e incapaz de iniciar, manter e experimentar um relacionamento íntimo.
E o que a Bíblia diz sobre a solidão será que temos algo sobre o assunto na Palavra de Deus? Quando Deus criou o homem, disse: “não é bom que o homem esteja só” e fez uma auxiliadora e deu uma ordem, “multiplicai”. A bíblia não fala especificamente sobre solidão com largueza de detalhes, mas mostra que grandes heróis da fé como Jó, Moisés e Elias passaram por momentos de grande solidão, Davi diz lá no Salmo 25.16. O salmista era cruelmente odiado e ainda sendo rei, rodeado de pessoas dizia está solitário e aflito, buscou refugio em Deus que podia livrá-lo de todo perseguidor. Na bíblia temos promessas de que o Senhor não nos deixaria nem nos abandonaria, sempre podemos contar coma presença de Deus em qualquer circunstância, contudo seria leviano afirmar que com isso não precisamos de amigos, pessoas com quem possamos abrir nosso coração, orar, passear, dar boas risadas etc. Deus em sua infinita sabedoria disse, não é bom que o homem esteja só, Deus deseja que o solitário viva em família, quando a solidão invade a alma podemos contar com Deus para nos curar, e com amigos sinceros e amados ao nosso lado. Não esqueça que Deus sempre envia alguém que nos ajuda a caminhar.


Comentário no livro de Collins, Aconselhamento Cristão.
FDCR

Um comentário:

  1. Fran,

    Parabéns pelo texto, este tema é muito delicado e vc o conduziu de uma forma simples e objetiva. Que o Senhor abençoe este ministério, que o Senhor lhe confiou.

    ResponderExcluir