sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Punição e diálogo

 A maior dúvida de pais e de educadores na atualidade é decidir por castigar ou não a criança ou o adolescente na hora de educá-lo. Para entendermos essa angústia que aflige pais e educadores é necessário deixar claro a diferença entre “educar para aprender” e “educar sob angústia”.

Castigue quando o ato cometido pela criança ou pelo adolescente ultrapassar o limite aceitável, e não por que você está com raiva. Tire algo que ele gosta. Explique o motivo da disciplina e não volte atrás após tomar a decisão.

Educar sob angústia perpassa pelo autoritarismo, que certamente promoverá traumas desnecessários, principalmente à criança. Em princípio, um ato inaceitável pode e deve ser repreendido (o ato, e não a pessoa), posteriormente vem à punição. Mas não abra mão do diálogo com o seu filho.

Na verdade, educar demanda trabalho, constância e paciência, cabendo aos pais e aos educadores ensinarem as regras e os limites do convívio social, munidos sempre de tranquilidade e firmeza. Não esquecendo a importância do elogio, do sorriso e do carinho que o filho ou o aluno tem direito pelos ensinamentos aprendidos.



FONTE SITE MULHER VITORIOSA
Maria José Silva é psicopedagoga e professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário