quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Abuso Espiritual ( o que é isso?)

ABUSO ESPIRITUAL PODE SER DEFINIDO COMO O ENCONTRO ENTRE UMA PESSOA FRACA E UMA FORTE EM QUE A FORTE USA O NOME DE DEUS PARA INFLUENCIAR A FRACA E LEVÁ-LA A TOMAR DECISÕES QUE ACABAM POR DIMINUINDO FISÍCA MATERIAL OU EMOCIONALMENTE.
O ABUSO ESPIRITUAL NÃO NASCE COM CARA DE MONSTRO, A PRINCÍPIO, MOSTRA-SE FORMOSO, EM FORMA DE UM RELACIONAMENTO MAIS ÍNTIMO ENTRE O FIEL E SEU LÍDER. POUCO A POUCO, ENTRETANTO, VAI MOSTRANDO SUA VERDADEIRA NATUREZA PERVERSA. BROTA COMO UMA FLOR SINGELA CHEIA DE INTENÇÕES PURAS. DESENVOLVE-SE EM MEIO AO TERRENO FÉRTIL DA CARÊNCIA E DA VULNERABILIDADE HUMANA. ENTÃO COM O CONVÍVIO E O LIVRE EXERCÍCIO DO PODER POR PARTE DE UMA LIDERANÇA AUTORITÁRIA, O ABUSO ESPIRITUAL VAI ASSUMINDO GRADUALMENTE SUA FISIONOMIA GROTESCA.
NORMALMENTE, O RELACIONAMENTO INICIAL ESTRE A VÍTIMA E O AUTOR DO ABUSO É DE AMIZADE, COMO QUEM ENCONTROU, DEPOIS DE MUITA PROCURA AQUELA VOZ AMIGA E SOLIDÁRIA QUE ANSIAVA OUVIR DURANTE TODO TEMPO. ESSA EXPECTATIVA DEPOSITADA SOBRE PESSOAS COMUNS, COM A HONROSA DISTINÇÃO, DE TER A VOCAÇÃO PASTORAL, PODE SER O COMEÇO DE UMA LONGA CAMINHADA DE DECEPÇÕES.
AS COMPLICAÇÕES NA VERDADE COMEÇAM QUANDO, A PESSOA QUE BUSCA SOLUÇÕES PARA A VIDA NA FIGURA DO MINISTRO RELIGIOSO SE ENCONTRA FRAGILIZADA OU MUITO VULNERÁVEL EMOCIONALMENTE. “O ABUSO SURGE NUMA RELAÇÃO DE MUITA DEPENDÊNCIA, NA QUAL ALGUÉM ESTÁ, OU É MUITO CARENTE ENCONTRA ALGUÉM QUE TEM MUITO A OFERECER, QUANDO UMA PESSOA EM GRANDE DIFICULDADE ENCONTRA OUTRA COM AS RESPOSTAS. É UMA RELAÇÃO ASSIMÉTRICA”. EXPLICA OSMAR LUDOVICO AUTOR DE MEDITATES, UM LIVRO SOBRE PROBLEMAS QUE AFLIGEM A IGREJA DE CRISTO, E NO QUAL DEDICA DOIS CAPÍTULOS AO TEMA, ABUSO ESPIRITUAL.
O TEXTO DE HOJE NÃO TEM A INTENÇÃO DE DESQUALIFICAR O ACONSELHAMENTO E A PROCURA PELOS MINISTROS RELIGIOSOS, PELO CONTRÁRIO PROCURA ELUCIDAR E VALORIZAR A IMPORTÂNCIA DE BONS CONSELHEIROS CRISTÃOS. O ABUSO OCORRE QUANDO, PESSOAS FRAGÉIS E NECESSITADAS, SE DEPARAM COM LÍDERES RELIGIOSOS COM TENDENCIAS AUTORITÁRIAS E LEGALISTAS.
PARA SE PROTEGER DE ABUSO ESPIRITUAL TENHA EM MENTE ALGUNS PONTOS A SEREM OBSERVADOS:
O PRIMEIRO É O NIVEL DE CONHECIMENTO POR PARTE DO CONSELHEIRO, TANTO DA BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS, E DE FORMAS DE ACONSELHAMENTO, SENDO QUE ESTA ÚLTIMA AINDA É POUCO PROCURADA. O CONSELHEIRO CRISTÃO SEMPRE DEVE TER EM MENTE O EQUILÍBRIO ENTRE O CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS E DAS TÉCNICAS.
SEGUNDO, O CONSELHEIRO CRISTÃO NÃO DEVE IMPOR SUAS PRÓPRIAS IDÉIAS, MAS SERVIRÁ DE PONTE ENTRE O PROBLEMA E A SOLUÇÃO.
TERCEIRO CONSELHEIRO E ACONSELHANDO SEMPRE DEVEM OUVIR A OPNIÃO FINAL DO MAIOR DE TODOS OS CONSELHEIROS, O ESPÍRITO SANTO, QUE ATUA COMA CORREÇÃO, CONVENCENDO DO PECADO DA JUSTIÇA E DO JUÍZO.
QUARTO, UM BOM CONSELHEIRO, DEVE ACOLHER AS PESSOAS QUE O PROCURAM SEM JULGAR, DEVE PROPORCIONAR UMA ESFERA QUE AJUDE AQUELE QUE O PROCUROU, A FALAR SOBRE QUALQUER ASSUNTO SEM SE SENTIR ACUADO.
É CLARO QUE OS PONTOS CITADOS ACIMA SÃO APENAS ALGUNS A SEREM OBSERVADOS E SÃO APLICAVÉIS TANTO A PASTORES COMO AOS DEMAIS LÍDERES E MINISTROS RELIGIOSOS.
A PALAVRA DE DEUS MANDA QUE SEJAM TODOS VIGILANTES, ISSO QUER DIZER NUMA VISÃO BEM AMPLA QUE É PRECISO SER ATENCIOSO COM TUDO QUE  FALA E FAZ, INCLUSIVE COM O PRÓXIMO.
A ALMA DE UMA PESSOA É UM BEM TÃO PRECIOSO, QUE NÃO SE PODE MEDIR SEU VALOR DIANTE DE DEUS, POR CAUSA DESSAS ALMAS JESUS MORREU NA CRUZ, E NÃO APENAS PARA LHE DAR VIDA, MAS VIDA EM ABUNDÂNCIA. MUITOS SÃO OS FERIDOS DENTRO DAS IGREJAS, MUITOS SÃO OS QUE PRECISAM DE UM BOM CONSELHO. SE VOCÊ DESEJA SER UM INSTRUMENTO DE DEUS AQUI NA TERRA. PROCURE CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO. SE VOCE JÁ ERROU EM ACONSELHAR SAIBA QUE NÃO SOMOS PERFEITOS, VOCÊ PODE AGORA MESMO PEDIR PERDÃO A DEUS, E PEDIR QUE O AJUDE NESSA TAREFA DE CONVERSAR COM AS PESSOAS E DAR CONSELHOS. LEVANTE-SE DO LUGAR DA DECEPÇÃO SACUDA A POEIRA DA TRISTEZA E AUTOCOMISERAÇÃO E TOME A ATITUDE DE MUDAR, BUSQUE CONHECER MELHOR A ÁREA DO ACONSELHAMENTO E FAÇA A OBRA QUE DEUS COLOCOU EM SUAS MÃOS.

BASEADO NO LIVRO FERIDO EM NOME DE DEUS DE MARÍLIA DE CAMARGO CESAR

Francileide.


Nenhum comentário:

Postar um comentário