sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sou eu por acaso o protetor de meu irmão? E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?

Humanamente falando a primeira quebra de unidade entre irmãos aconteceu logo a pós os nossos primeiros pais serem banidos do jardim do éden. Deus havia expulsado Adão e sua esposa Eva do jardim e os ordenou que trabalhassem para dar continuidade a sua própria existência. Algum tempo depois disso a bíblia diz que esse casal teve um filho que foi chamado de Caim esse se tornou lavrador, um homem forte e poderoso na terra. Pouco tempo passou quando Eva tem outro filho colocou o seu nome de Abel. Abel diferente de seu irmão Caim, e se tornou pastor de ovelhas.
Um dia esses dois irmãos decidem que devem levar uma oferta ao Senhor e oferecer a ele a dádiva de seus trabalhos. Talvez tenham aprendido sobre sacrificar ao Senhor com os seus pais. Então em uma bela manhã Abel vai até o seu aprisco e escolhe a melhor ovelha de todo o seu rebanho para sacrificar ao Senhor. Caim também pegou do fruto da terra e levou para oferecer a Deus.
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. (Gêneses 04. 03 e 04).
Acredito que seja importante notar que esses dois irmãos tinham em seus corações o desejo de adorar a Deus, de oferecer algo a Deus como gratidão pelas bênçãos que fora derramada sobre eles naquele ano. Havia neles dois o desejo tremendo de se relacionar com Deus, de adorá-lo e ter comunhão com Ele. Os dois então vem a Deus com suas ofertas, e Deus recebe com muita alegria a oferta de Abel. Mais ao olhar para Caim e sua oferta Deus a rejeita.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. (GN 04.05)
Existem duas coisas aqui que me fazem pensar no porque Deus rejeitou a oferta de um homem que queria adorá-lo, que queria agradá-lo e reverenciá-lo. Primeiro a bíblia diz que: “no fim de alguns dias Caim levou do fruto da terra uma oferta ao Senhor...” alguns estudiosos dizem que esses dias, se referia a alguns dias depois da colheita, se eles estiverem certos é fácil entender que o que Caim levou para oferecer como sacrifício não eram as suas primícias. Caim ofereceu sim, algo ao Senhor mais não foi o melhor dos seus frutos, não foram às primícias. Em segundo lugar Deus olhou para o coração de Caim e ele tinha um coração mau, rancoroso, amargo e por isso Deus não recebeu sua oferta.
Abel por outro lado ofereceu ao Senhor a primícias do seu rebanho e isso agradou a Deus. Caim ficou muito irado com seu irmão por causa da bênção de Deus sobre ele. Querido note que a síndrome dos “cães” tem sua origem aqui. Deus não rejeitou a Caim, Deus apenas rejeitou a sua oferta e atitude. Em nenhum momento Caim escuta Deus lhe dizendo que não receberá mais suas ofertas, ao contrario disso Deus diz a ele o jeito certo de oferta.
E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. (Gn. 04. 06 e 07)
Deus estava dizendo a ele para que tentasse outra vez, e que dessa vez ele sacrificasse da maneira certa, oferecendo as primícias com um coração puro. Mais Caim tem outros planos. Caim não quer dar ouvidos a razão. Ele não suporta a idéia de ver seu irmão sendo abençoado e ele não. E então ele arma para Abel uma arapuca. Ele chama Abel para dar uma volta no campo e quando chega a um determinado lugar ele o mata ferozmente. A bíblia não revela o que Caim usou para matar Abel seu irmão, mais a tradição rabínica acredita que ele teria usado uma pesada pedra com a qual atingiu a cabeça de Abel.
Para mim é muito triste olhar para essa historia e perceber que ela continua a se repetir em nosso país, nossa cidade, em nossa sociedade e em nossas igrejas. Tive que aprender da maneira mais difícil que nem todos que estão em minha volta querem minha vitoria. Nem todos em sua voltam querem sua prosperidade. Alguns serão seus amigos nos momentos de luta provação e decepção, mais nos tempos de vitoria e bonança alguns deles se tornaram seus piores perseguidores.
Caim tinha diante dele uma linda escolha. Ele poderia ter tido uma atitude diferente daquela, ele poderia ter se aproximado de Abel e lhe perguntado: Abel meu irmão, como posso oferecer um sacrifício que será aceito por Deus? Como posso me torna um adorador como você?
Caim poderia ter aprendido a adorar com Abel, mais ele prefere seguir o mau que estava instalado em sua alma e coração. Com sua atitude ele parece dizer: eu matarei o outro adorador e não sobrará ninguém para adorar a Deus, então quem sabe Deus aceitará a minha adoração. Ele executa seu plano maligno sem imaginar as conseqüências. Muitos em nosso meio fazem o mesmo. Perseguem e destroem a alegria e ministério de seus irmãos, e a arma usada para matar não é uma pedra. Os que sofrem da síndrome de Caim usam hoje algo mais pesado do que uma pedra para matar a fé, o louvor e a adoração de seus irmãos. Usam sua língua. Usam palavras de mentira para difamar seu próximo. Para atingi-los tão fortemente que não poderão mais se levantar. Já vi jovens adoradores perderem toda sua motivação e fé ao serem golpeados com palavras que censuraram e mataram seus ministérios. Conheço jovens pastores cheios de fé e visão para alcançar milhões para o reino de Deus perderem seus ministérios por causa de mentiras e calunias que receberam força contra eles. E agora injustiçados não conseguem mais se ergue do pó onde seus sonhos e projetos foram mortos e sepultados por causa de uma língua mentirosa. Eu mesmo já fui vitima dessas mesmas línguas que destilam veneno mortal, mais Deus me deu livramento e fé para me levantar e prosseguir.
Deus esta nos chamando para uma outra atitude, para um novo caminho. Deus esta nos dizendo: Aprenda a adorar com aquele que foi aceito! Aprenda a servi com aquele a quem eu ungi! E o que acontecerá? Você se tornará um grande adorador e um servo que será aceito e amado por Deus. Não persiga aqueles a quem Deus ama e escolheu.
"Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas." (Salmos 105 : 15)
Existe um principio tremendo nessa historia que precisamos observa e aprender com ele. O principio de que todos nós temos o dever de cuidar e proteger o nosso irmão.
"E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?" (Gênesis 4 : 9)
Que resposta você daria a essa pergunta? Um belo SIM! Pelo menos é o que eu diria. Essa sem duvidas é a resposta mais sensata a ser dada diante dessa pergunta. Mais se eu e você concordamos com essa resposta, porque nos importamos e nos esforçamos tão pouco por nossos irmãos na fé. Por que existem mentiras, perseguições e falta de amor entre nós? Por que alguns continuam dizendo: “não sou o guarda de meu irmão!” Por que eu como pastor ao pedir ajuda para alguém necessitado ou ferido recebo um sonoro “NÃO” como resposta. Por que escuto tanta gente dizer: “eu não tenho nada haver com isso” ou “ quem fez sua sopa (problema) que coma sozinho?”
Deus te convida a cuidar de teu irmão. Te convida a amá-lo e respeitá-lo. Te convida a aprender com ele a ser um grande adorador como Abel. As conseqüências de se tornar “assassino” de seu irmão são muito pesadas. Quando Caim mata Abel, ele é expulso de sua casa e de sua terra. Deus o baniu para longe de sua família. Aqueles que insistem em mentir, caluniar e difamar ao seu irmão logo será expulso de casa e perderá a sua comunhão completa com a família da fé, a não ser que decidam aprender com a serem ovelhas ao invés de cães.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. (Sl. 01. 05)
Naquele que disse: Amai-vos (ate a morte) como eu vos amei!


FONTE PORTAL FIEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário