quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como estudar?



Bom dia pessoal!
Hoje quero falar de um assunto que é freqüente em nossas vidas. Quem nunca ouviu cobranças relacionadas ao estudo do tipo: “Você precisa estudar!” ou “Só com o estudo você se tornará alguém!” ou ainda com tons mais agressivos ”Vai estudar vagabundo!”. Existem também pessoas que são questionadas por estudar e acabam ouvindo: “Você estuda demais!” ou “Desse jeito você nunca vai arrumar namorado(a).” ou “Você não tem vida social! Que vida mais triste.”
O fato é que sempre haverá cobranças de terceiros, principalmente daqueles mais próximos, nossos familiares. Mães, pais, tios e tias, cada um com suas expectativas, muitas vezes exageradas, sobre nosso futuro profissional e relacional. É freqüente ouvir no consultório a angústia de pacientes por não conseguir entender a inconstância de pedidos de seus familiares. Vou dar um exemplo para ilustrar:
“Pela manhã, mamãe me mandou estudar. Obediente, fui. Após uma hora de estudo, pediu que fosse com ela ao mercado. Fiquei confuso e respondi que estava estudando. Ela ficou zangada, esbravejou e disse que não gosto de fazer nada com ela e que achava a companhia dela desagradável. Não consigo entender o que ela quer!”
Missão impossível esta de agradar as pessoas. Imagine então tentar agradar a tudo e a todos?! O que acontece é que a pessoa se desdobra em mil, fica infeliz e não consegue fazer nada.
Por isso, gostaria de contribuir especificamente com aqueles que passam por uma fase em que precisam dedicar-se em período integral aos estudos, como é o caso dos que estudam para passar no vestibular ou em concursos públicos.
Lembre-se, estudar não é tarefa fácil, exige paciência e muita, muita força de vontade. Listarei alguns tópicos que podem te ajudar, mas não ouso dizer que eles são “regra” para a obtenção de seu objetivo. Cada um deve adaptar a sua realidade e fazer uma minuciosa reflexão acerca da sua motivação para o estudo. Ok?!
1. Qual sua motivação para o estudo? No momento que você vai para sua jornada de estudo é muito importante que tenha sempre em mente o motivo, os objetivos que se quer atingir com aquele empenho. Você não deve estudar por alguém, e sim por você mesmo!
2. Onde você estuda habitualmente? Procure sempre um local confortável, mas CUIDADO!! Não confunda um local confortável com a sua cama. Ficaria confortável demais e fatalmente pegaria no sono. Concorda?? Um local quieto, sossegado, em que não seja interrompido é o ideal. Caso estude em sua casa, tenha uma conversa franca com seus familiares para que estes não te atrapalhem. Como exposto anteriormente, seus familiares vão sempre querer sua atenção, mas você já sabe que não dá para agradá-los o tempo todo. No momento da comemoração, quando atingir seus objetivos, eles não vão nem se lembrar daquele dia que não pode ir a uma festa ou ao mercado.
3. Qual seu plano diário de estudo? Faça um plano minucioso de estudo e trate-o como um compromisso profissional! Todos que já trabalharam sabem que não se pode decidir não ir para o trabalho. Então, por que você decidiria não estudar neste ou naquele dia que já tinha combinado?? Sugiro que faça uma planilha, ou outro método que ache mais adequado, estipulando suas regras de estudo, como por exemplo: Quantas horas estudo? Em que período? Qual matéria estudarei?
4. Tome nota e revise! Um instrumento poderoso é o uso de anotações e resumos. Seus professores todos os dias passarão uma infinidade de conceitos. Não dá para guardar tudo de uma só vez. Por isso, tome nota das exposições em sala de aula e revise suas anotações pelo menos uma vez por semana. Assim, ficará muito mais fácil guardar os conceitos.
5. Disciplina – Você é disciplinado? Bom, eu mesma não sou muito disciplinada e já penei muito por causa disso. Ouvia várias pessoas dizerem: Você precisa ser mais disciplinada! Mas o que isso quer dizer afinal?? O que consegui descobrir nos atendimentos e mesmo em minha jornada particular foi que:


Disciplina é algo impossível se você não atender ao primeiro tópico, que é saber qual sua motivação para o estudo.
Disciplinado nunca será se você só ficar sonhando e com preguiça. É preciso arregaçar as mangas e trabalhar. Você deve se tornar seu próprio policial! Sempre haverá coisas mais legais e interessantes que estudar, por isso é considerado tão importante ter a famigerada “disciplina”. O uso desta impede que o foco seja perdido.
Não abra exceções! Não adianta falar: ” Mas eu estava disciplinado!” todo trabalho terá sido em vão se você começar a abrir brechas no seu plano de estudo.



6. Você cuida de seu corpo e mente? Para estudar é preciso resistência física e psicológica. Para suportar o tranco é necessário ter uma alimentação saudável, fazer atividades físicas e ter momentos de lazer. Não estou dizendo para virar um marombeiro que passa o dia na academia, ou então um festeiro. Priorizar momentos “determinados” de cuidado com mente e corpo potencializa sua disposição para os estudos. Selecione uma hora de pelo menos um dia da semana para jogar bola, andar no parque, visitar um familiar/amigo ou outra atividade de sua preferência. Daí fortalecerá seu corpo, não prejudicará muito seu convívio social e terá um momento de alívio de tensões.
Enfim, existem vários outros tópicos e a proposta é que você construa os seus.

Sofia Lisboa
Psicóloga - Clínica Serena de Psicologia
FONTE; BLOG SERENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário