terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dicas de como melhorar a memória


Como havia prometido, vou falar um pouquinho de como podemos melhorar continuamente a nossa capacidade de memorizar.
Primeiramente, vamos a técnica do uso e desuso. Se não utilizamos pra que o organismo deixar funcionando tinindo... Por exemplo, quando você quebra um membro e este fica imobilizado com gesso alguns dias, não tem que fazer fisioterapia? Por que você deixou de usar...
Assim, quando não era costume – nem existia – o tal do celular, sabíamos os números de telefones de muitas pessoas. Hoje caso perdemos o aparelhinho, perdemos a nossa vida... Isto é uma muleta.
Muleta mnemônica é aquele instrumento que te ajuda a lembrar. E aí temos as boas e as más muletas: as boas são aquelas que realmente ajudam no cotidiano e que seria impossível guardar e as más são aquelas que atrofiam a nossa capacidade de reter e armazenar as informações.
Para refletir:
  1. Você sabe todas as senhas dos cartões? Se tiver muitos, pode ser uma boa muleta, mas do contrário...
  2. Você precisa anotar os itens que vai comprar na mercearia, mesmo quando são menos de dez? Muleta do MAU...
Até por que ficaríamos loucos se lembrássemos de tudo... Imagina, lembrar de todos os comerciais de televisão que assistimos, lembrar da placa do seu primeiro carro, do número do primeiro telefone, de quantas vezes o seu telefone tocou, enfim... A memória perde de 90% a 95% da informação que é recebida a cada dia, pois ela não vai guardar o que inútil para você. Não vai gastar espaço com bobagens.
Daí, percebemos que a memória está ligada com emoção, pois guardamos o que é importante para nós. (esquecemos as datas de aniversário de namoro, isto é assunto para um outro post sobre a diferença entre homens e mulheres...rs)
Algumas dicas são bem legais para aguçar a memória:
- Veja um filme ou leia um livro e tente conta-lo várias vezes (para pessoas diferentes...rs);
- Tente associar o rosto da pessoa com o nome desta. Por exemplo, tenho uma amiga que tem o sobrenome Perdigão. Eu sempre brinco que ela não é a Sadia..rs (meio bobo, mas funciona);
- Colecionar coisas é um ótimo passatempo para ativar a memória. Isto por que você organiza, lê sobre o assunto..etc
- Fazer diário é excelente para a memória recente. Saber o que fez no dia. Você lembra o que comeu ontem? Com que roupa foi trabalhar?
- os famosos sudoku, palavras cruzadas, jogo dos sete erros, xadrez, memória também são bastante úteis para este fim;
- por fim, repetição: quem está estudando para concurso vale aquele velho ditado “ água mole em pedra dura tanto bate até que fura.” Os publicitários sabem muito bem disso. Os slogans passam tantas vezes que guardamos rapidamente. Quem não sabe o que é VIVER SEM FRONTEIRAS ou UMA BOA IDÉIA ou È IMPOSSÌVEL COMER UM SÓ.
Acho que é isso!
Um abraço a todos!
FONTE: SERENA PSICOLOGIA
Luciana Brasil
Psicóloga Clínica com Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental.

2 comentários:

  1. Fran,

    Adorei, a matéria!!! Equanto muitos utilizam os conhecimentos e a própria internet para tantas bobagens, vejo que em você este quadro pode ser e é bem diferente, pois, você utiliza como uma ferramenta poderosa para evangelizar, levar a reflexão e até mesmo de auto-ajuda. Você está de parabéns em todos os sentidos.

    Que o Senhor Jesus abençoe abundantemente este ministério. Um forte abraço.

    Aline Melo

    ResponderExcluir
  2. QUE DEUS POSSA LEVAR ESTA PÁGINA AO MUNDO E QUE SEJA CANAL DE BENÇÃO A QUEM PRECISAR.
    UM ABRAÇO QUERIDA ALINE!

    ResponderExcluir