terça-feira, 12 de outubro de 2010

A CURA PARA A DECEPÇÃO

Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é o ato de perdoar, pois quase sempre quem mais nos magoa são os que se encontram mais próximos de nós. Geralmente, quando se fala em perdoar, vem a imagem das palavras duras ditas pelo marido, esposa , filho ou quem sabe do melhor amigo.

Quando procuramos no dicionário a palavra decepção, encontramos desilusão, desengano.

Davi foi um homem que experimentou de perto a dor da decepção. No salmo 55:4,12-14 ele comenta a respeito:

"Estremece-me no peito o coração, terrores de morte me salteiam. Com efeito não é inimigo o que me afronta; se o fosse, eu o suportaria, nem é o que me odeia que se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia, mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à casa de Deus".

Uma pessoa decepcionada, desiludida, pode alojar dentro de si feridas seríssimas, amarguras, tornando-a isolada, pois acaba tendo dificuldade de confiar novamente em alguém.

A maioria das pessoas que se desviaram tem uma decepção, uma desilusão para relatar. Algumas se decepcionaram com líderes, outras com amigos, irmãos, e por causa disso acabaram voltando para o mundo.

Nosso amado Jesus também se decepcionou, pois no momento mais difícil de sua vida, Ele não pôde contar com seus amigos. No Gethsêmani, enquanto orava, eles dormiam. - Lucas 22:39-46

Era o momento ideal para permanecerem acordados ao lado daquele que tanto se dedicou a eles, que transformou a vida deles, mas não resistiram e dormiram.

Quando levaram Jesus preso, nenhum ficou por perto, fugiram com medo, não quiseram se comprometer, mas mesmo assim Ele os perdoou.

O fato de Jesus não ter fixado os olhos na desilusão se dava ao fato dele não esperar reconhecimento dos homens, mas do Pai.

Onde estiver o ser humano haverá riscos de desilusão. Mas precisamos entender que, por maior que seja a nossa dor, não é ou foi maior do que aquela que Jesus enfrentou ao se ver sozinho e abandonado por aqueles que por muito tempo haviam caminhado com Ele.

Ele não firmou os olhos na decepção. Ele amou aqueles homens com seus defeitos, aceitou-os com suas fraquezas . Alguns dias depois de sua morte, eles iam se reencontrar e começaria uma história tremenda de homens que mudariam o mundo, porque conheceram o amor de Jesus.

Talvez neste momento você esteja profundamente magoado com alguém, e por causa disso se vê sem esperança, sem ânimo, sem vontade de perdoar, mas quero lhe dizer que esse é o momento de aprender com Jesus.

Lucas 17:3-4 - Acautelai-vos, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.

Perdoar traz cura para o seu interior, pois uma alma ferida pode se tornar um canal de enfermidades físicas. Muitas pessoas estão doentes porque não conseguem perdoar, se tornam dependentes de remédios, calmantes.

Outro dia conversei com uma senhora que engordou mais de 70 quilos, em mais ou menos 5 meses. Enquanto conversávamos procurei saber dela o que havia lhe acontecido a 5 meses atrás para deixá-la naquele estado e complemente dopada de remédios contra depressão.

Ela tinha um marido, que havia morrido exatamente a 5 meses, mas enquanto ele estava vivo, hospitalizado, ela tinha uma amiga, que morava no mesmo edifício e cuidava da chave de seu apartamento.

Quando o marido dessa senhora morreu, sua amiga, se aproveitando do estado delicado em que ela se encontrava, entrou em sua casa e lhe roubou todas as jóias. Mais tarde essa senhora tentou reaver as jóias, mas a amiga negou pertencer a ela. 
Ela deixou de lado, mas uma grande amargura se alojou em seu coração e só o perdão ia tirar-lhe do cativeiro emocional em que se encontrava.

A morte do esposo, a decepção com aquela amiga, fizeram dela uma mulher doente e sem vida.

Quem não perdoa se mantém preso ao que a decepcionou .

Deus tem coisas tremendas para realizar em nossas vidas, mas precisamos nos livrar das algemas da amargura, das correntes da desilusão.

Podemos superar a decepção. Basta enfrentá-la com confiança, superar a dificuldade nos espelhando no exemplo deixado por Cristo Jesus.

Filipenses 3:13 - Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão e com certeza em Deus faremos proezas.

Sabendo que o único que é incapaz de nos decepcionar é o Senhor Jesus.


Pastora Janethi Menezes
verbo91fm@goval.com.br

Um comentário:

  1. Fran,

    Parabéns pelo post, me fez refletir um pouco...

    Super beijo que o Senhor continue a te usar...

    ResponderExcluir