quinta-feira, 3 de março de 2011

O CAMPO MINADO DA SUA VIDA.

Fonte da imagem:http://www.flickr.com/photos/foto_line/2497225992/

(Filipenses 4:8) - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Existem lugares onde as pessoas estão construindo a suas vidas em cima de um campo minado, elas estão trabalhando em cima de um campo minado, estão construindo suas casas, suas famílias, seus filhos estão crescendo nesse campo minado e é inevitável as mutilações.
Todos nós temos esse campo minado na nossa vida e precisamos dia a dia ir desativando, para que parem as mutilações na nossa vida.
No texto que lemos o apostolo Paulo manda uma carta para a igreja em Filipos, onde duas mulheres uma chamada Evódia e outra Sintique estavam em guerra, havia uma mágoa no coração dessas mulheres que estava afetando toda a igreja e a maneira de parar uma guerra é mudando a maneira de pensar. Por isso que Paulo da esse conselho, para que não só essas mulheres que estão em guerra mas toda a igreja mude sua forma de pensar, na tradução da bíblia na linguagem de hoje diz: Encham a mente de vocês com tudo o que for bom.
 Hoje eu quero falar sobre o campo minado da nossa vida, a nossa mente, nem percebemos que estamos colocando minas, bombas em nossa mente e acabamos presos, ou arriscamos sair e ficamos mutilados. Quando estamos brigados com alguém, passamos dias colocando bombas contra aquela pessoa na nossa mente, começamos a pensar mal da pessoa e projetamos o que vamos fazer se encontrarmos com ela, pensamos premeditadamente o que vamos falar com ela e quando isso não acontece, ficamos com um campo minado sem poder sair, isso acontece em todas as situações em que não controlamos os nossos pensamentos.
Outro exemplo é quando estamos com medo ou preocupados com alguma coisa, nós então nos antecipamos e começamos a pensar na derrota, no fracasso, na vingança e com isso estamos enchendo o nosso campo minado, e quando o campo já esta lotado de minas, de bombas, então não conseguimos mais dormir, não conseguimos mais raciocinar direito, perdemos a paciência, perdemos o controle.
O que pode acontecer quando temos esse campo minado em nossa mente?
1 – PERDER. Todas as guerras que temos que enfrentar, são travadas primeiramente em nossa mente, é aqui que podemos ganhar ou perder as nossas guerras, e é exatamente em nossa mente que temos o nosso próprio campo minado, onde ninguém entra e ninguém sai. Um exemplo disso é quando sem conhecer pensamos mal de alguém, pensamos que a pessoa é chata, e com isso perdemos de ter um grande amigo, outro exemplo é quando pensamos que as coisas são maiores do que realmente são, mais difíceis do que realmente são, e com isso vamos perdemos oportunidades na nossa vida.
2 – MUDANÇAS. Essa tem sido a geração das mudanças, porem as pessoas não estão percebendo como elas mesmas estão mudando e muito, você não conhece mais as pessoas, por causa desse campo minado na mente das pessoas elas estão mudando da agua para o vinho, da noite para o dia, pessoas que ate ontem era amigas, hoje são inimigas, pessoas que ate ontem estavam do seu lado, hoje estão contra, você não sabe mais com quem esta lidando, com que esta falando, as pessoas de manha são uma, a tarde são outras e a noite ninguém sabe.
3 – FRAQUEZAS. As pessoas estão doentes, porque estão fracas, por isso estão mais doentes, mais sujeitas a depressão, a dores que ninguém sabe a causa, esse é o resultado das mutilações causadas pelo campo minado, O filósofo grego Epiceto advertiu que devemos nos preocupar mais em afastar da mente os maus pensamentos do que remover tumores do nosso corpo. E a medicina vem comprovando, dia após dia, que a grande fonte das enfermidades está na postura mental, na qualidade do nosso pensar. Por isso a importância de perceber que nossa vida é o que nossos pensamentos determinam e que vigiando, cuidando do pensar, viveremos muito melhor. Casamentos estão abalados por causa dos pensamentos que um tem em relação ao outro, grandes amizades estão enfraquecidas por causa dos pensamentos errados.
Como podemos então remover esse campo minado de nossa mente:
1 – RENOVAÇÃO. (Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Esse tem sido um tempo de grandes conquistas pelo homem em todas as áreas, na medicina, na ciência, nas descobertas, mas também tem sido um tempo marcado por atitudes que nos fazem viver na idade da pedra, onde os homens viviam como animais, pensavam como animais, agiam como animais, matam por qualquer coisa, brigam por qualquer coisa, se separam por qualquer coisa, tudo se resolve com um pedaço de pau, não há dialogo, não há entendimento, no programa do fantástico estão mostrando toda semana pessoas que estão a anos brigando na justiça por causa de uma janela, por causa do som alto, por causa de animais, pessoas que não conseguem se entender, isso mostra claramente que precisamos de uma renovação na nossa vida, se não, em pouco tempo estaremos vivendo em cavernas. As pessoas estão se isolando porque não se renovaram, precisamos renovar a nossa mente e crescer.
2 – CRESCIMENTO. (I Corintios 13:11) -  Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Veja que Paulo diz que para ele crescer e se estabelecer como adulto, ele acabou com as coisas de menino, enquanto você ainda continuar com criancices na sua vida, você estará sujeito a ter campos minados em sua mente, porque tem coisas que são de crianças, existem brigas e discussões que são de crianças, quando você era criança era assim, mas agora que você cresceu não da mais para continuar assim, você tem que mudar, e para mudar você precisa crescer, para crescer você precisa deixar as coisas de menino. Eu não me lembro da minha adolescência porque comecei a trabalhar muito cedo, mas, eu via muito as brigas, ficar de mal, dar dedinho, ficar ofendido, hoje existem famílias constituídas por crianças, que aprenderam a ter relação sexual, mas, não aprenderam a ser gente, nações são lideradas por verdadeiras crianças, brincando de governar, igrejas estão lotadas de crianças, você pensa como um adulto ou como uma criança?
3 – MUDANÇA. (Mateus 13:15) -  Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure. Existe dois tipos de igrejas, aquela em que não deixa entrar aqueles que estão errados, e aquelas que deixam entrar todos aqueles que estão errados, porem  não ensinam as pessoas a mudarem, então elas estão na igreja servindo a Deus, mas, não mudaram as suas vidas, ainda mentem, ainda roubam, ainda fazem tudo o que é errado, esses dois tipos de igreja estão erradas, Jesus não veio apenas para salvar, ele veio para mudar a nossa vida, sempre existira campos minados na sua vida se não houver mudanças. (Efésios 4:23 a 32) - E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Fonte http://www.carismanet.com.br/portal/estudo.asp?NewsID=190

Nenhum comentário:

Postar um comentário