segunda-feira, 7 de março de 2011

Quanto tempo te resta? Talvez você já tenha feito essa pergunta, mas desafio você a refletir.

Em 2001 um drama-romântico chamado Angel Eyes (“Olhar de Anjo”, no Brasil) estreou nas telas norte-americanas. O filme trata de um relacionamento amoroso cheio de mistérios entre uma policial (Jeniffer Lopez) e um músico (Jim Caviezel). A policial Sharon Pougue trava um conflito contra as pressões de sua profissão e ainda o trauma do abuso sofrido na infância. Mas o detalhe que arrebatou minha atenção envolve Catch, um tímido e recalcado músico, que sofre um grave acidente de carro onde seu filho e sua esposa morrem. Não aceitando a fatalidade vive atormentado por um profundo sentimento de culpa. Em determinado momento contabiliza minuto a minuto de sua vida desde o acidente. Relembra situações que poderia ter aproveitado melhor com seu filho e sua esposa: cada palavra não dita, momentos não vividos, abraços não dados, pedidos de perdão não confessos, sorrisos despercebidos, cada decisão não tomada,...

No Salmo 90 Moisés faz uma belíssima oração e no verso 12 afirma:

“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.”

SE SOUBÉSSEMOS QUANTO TEMPO NOS RESTA, O QUE FARÍAMOS?


Talvez você já tenha feito essa pergunta, mas desafio você a refletir.
Alguns “aproveitariam” a vida indo para festas e baladas, “pegariam” todas as mulheres possíveis, experimentariam de “tudo” que trouxesse um bem-estar mesmo que momentâneo. Outros passariam o restante de suas vidas com a família e amigos, pediriam perdão, distribuiriam seus bens, viajariam ao redor do mundo e tantas outras coisas.

MAS COMO CONTAR OS NOSSOS DIAS PARA ALCANÇARMOS CORAÇÕES SÁBIOS?

O Sábio Salomão teria dito: “Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo. Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.” (Eclesiastes 8.5-6)
A resposta é simples quando entendemos que para termos um coração sábio faz-se necessário guardarmos os mandamentos do Senhor (em obediência).

HÁ TEMPO PARA TODO PROPÓSITO.


No capítulo 3 de Eclesiastes, nos versículos de 1 a 8 lemos:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”
Quem nunca disse que não tem tempo ou que está sempre ocupado que atire a primeira pedra. Mas é certo que por muitas vezes nos escondemos atrás de um pretexto para não fazermos aquilo que precisa ser feito.
Dizemos que não temos tempo para família. E aos poucos perdemos nossos familiares (inclusive esposa(o) e filhos).
Dizemos que não temos tempo para os amigos. Mas quando precisamos de um “ombro” para recostarmos nossa cabeça, exigimos ao nosso tempo.
Dizemos que não temos tempo para Deus. Mas esperamos que Ele sempre esteja disponível às nossas lamúrias.
E se Deus não tivesse tempo para nós? Se nos atendesse somente quando Lhe sobrasse tempo? Se nos abençoasse quando partilhasse aos outros primeiros? Como reagiríamos? Ninguém gosta de ser deixado para segundo plano.

QUANTO TEMPO DEDICAMOS A DEUS?

O ser humano dorme durante, aproximadamente, 30% de sua vida. Alguém que possui 70 anos, provavelmente, passou 21 anos de sua vida dormindo. Se formos comparar ao tempo que dedicamos a Deus (melhor não comentar).
Passamos muito pouco tempo com Deus e exigimos assistência 24 horas.
Alguém que ora 3 vezes ao dia com um média de 5 minutos de oração (parece muito para quem não tem o hábito) usa apenas 1% das 24 horas que Deus nos dá diariamente.
Fazendo os cálculos:
1 ano = 365 dias
1 dia = 24 horas ou 1.440 minutos
1 hora = 60 minutos
Se um dia tem 1.440 minutos (100%), 15 minutos equivale a 1,08% desse dia.
E quem nem conversa com Deus todos os dias? Mesmo assim dizemos que o conhecemos ou que temos um relacionamento verdadeiro com Ele.

COMO SABEREI QUANTO TEMPO ME RESTA?

Mais uma vez o sábio responde: “Porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser, quem lho dará a entender? Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para retê-lo; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios. Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua. Assim também vi os ímpios, quando os sepultavam; e eles entravam, e saíam do lugar santo; e foram esquecidos na cidade, em que assim fizeram; também isso é vaidade.” (Eclesiastes 8.7-10)
Não há bola de cristal, necromancia, quiromancia, cartomancia ou vidência que nos trará essa resposta. Não há um homem se quer que tenha poder sobre esse dia. Somente Deus tem a resposta para tal indagação.
“O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.” (I Samuel 2.6).
Assim foi com o Rei Ezequias que teve 15 anos de vida acrescidos por sua obediência e fidelidade a Deus (II Reis 20.1-6).

AINDA HÁ TEMPO!

Até o momento que redijo esse texto já vivi 9.937 dias, destes passei 5.110 achando que conhecia Deus ou que tinha um relacinamento genuíno e profundo com Ele. Até o dia em que tomei a decisão mais acertada da minha vida: convidei esse Deus para, de fato, habitar e restaurar a minha vida. Hoje, igual a Jó, posso dizer que os meus olhos podem contemplá-lo. Já são 4.827 dias experimentando  e tentando seguir os mandamentos de Deus em busca de um coração sábio.
Você, amado leitor, se ainda não pode fazê-lo. Não procrastine essa decisão. Tenha atitude e saia da “zona de conforto”. Não diga que não tem tempo ou que ainda não é tempo. Há tempo para tudo e muito provavelmente é tempo de buscarmos uma intimidade com Deus como nunca tivemos antes. É tempo de entregar-se ao Senhor, tempo de perdoar e pedir perdão, tempo de dizer que ama e demonstrar esse amor.
“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1.3)
O tempo está próximo, não sabemos quando ou até quando, mas podemos resgatar o tempo perdido sempre olhando para o alvo: Jesus Cristo.

“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.”
(Salmo 90.12)


Fonte Portal Fiel
autor;Jorge Mashah

Nenhum comentário:

Postar um comentário