sexta-feira, 20 de maio de 2011

8 dicas para aprender a falar em público

Texto muito interessante, sobre como falar em público que pode ser aplicado aos pregadores, suprimindo alguns pontos, incluindo outros é claro, mas o fato é que como Ministros da Palavra precisamos buscar cada dia mais o aperfeiçoamento, na divulgação da Palavra de Deus. Contudo deixo claro não bastam técnicas é preciso dependência do Espírito Santo.

O Texto me ajudou bastante creio que poderá, ser útil a outros Ministros do Evangelho.


discurso, falar em públicoDominar as técnicas de um bom discurso nos ajuda a vender nossas idéias e passar uma imagem sólida de competência e profissionalismo.
Sendo justo ou não, seu grau de expertize será julgado de acordo com a desenvoltura com que apresenta seus produtos ou serviços. Antes de iniciar uma apresentação de vendas, uma palestra ou até mesmo um discurso político, analise cuidadosamente:

1. Sua introdução

Os primeiros 30 segundos de qualquer apresentação são absolutamente vitais para conquistar o interesse e a simpatia da platéia. A abertura da palestra deve focar não somente o assunto-tema, mas você próprio (afinal, quem é este palestrante?) e os interesses do público.

2. Conteúdo

Um erro bastante comum em apresentações é metralhar os ouvintes com informações, como se fosse seu dever debulhar 20 anos de experiência em estatísticas durante 45 minutos.
Bombardear a platéia com informações é o meio mais eficaz de ser esquecido em meia hora.
Informação demais anestesia o público, pois para eles é difícil selecionar o que é importante ou não. Trabalhe de forma resumida e esquemática: selecione 3 pontos realmente importantes, que possam servir de alicerce para informações adicionais, defina claramente os conceitos, exemplifique, conte histórias.
microfone, oratória
Além de oferecer um conteúdo mais coeso e fácil de ser lembrado, oferece aos seus ouvintes o suficiente para que pesquisem mais, se tiverem interesse, ou até mesmo para que o convidem para uma nova palestra, para aprofundar o tema.

3. Autenticidade

Pense nas palestras ou discursos de que mais gostou, e perceberá os oradores não se esconderam atrás de palavras prontas, ao contrário, mantiveram a guarda baixa, improvisaram, foram eles mesmos o tempo todo.
Se você quer ser convincente e motivador, exponha-se. Se quer ganhar dinheiro como orador, seja autêntico.

4. Humor

Divirta as pessoas, e divirta-se também. Um discurso bem humorado, pontuado com tópicos ilustrativos e curiosos passará rápido (a platéia ficará querendo mais), flui melhor e será lembrado no futuro, pois as pessoas tendem a recordar melhor dos conceitos se eles estiverem relacionados com uma boa história, especialmente com um final engraçado.

5. Atenção

Ok, talvez o seu tema não seja tão engraçado ou empolgante, ou falou rápido e monotonamente por tempo demais, e a platéia está entediada. O que fazer?
  • Uma pausa – conclua alguma frase forte, de efeito, e faça uma pausa significativa, dê espaço para que a platéia perceba que o discurso foi cortado e há algo que elas devem concluir. Da mesma forma, inicie alguma frase provocativa e pare antes de uma palavra importante: e… deixe que eles tentem completar. O público sai da posição passiva e é estimulado a pensar também.
  • Mudar o tom da voz - Longos discursos em um só servem apenas para curar insônia. Varie o ritmo e a velocidade do seu discurso, valorize os conceitos cruciais e mude o volume da voz (às vezes uma idéia sussurrada vale muito mais que um grito).
  • Use Gestos – Use sua linguagem corporal para valorizar e ampliar o significado das suas palavras. Caminhe e use o espaço do palco, mude o microfone de uma mão para outra, arregale os olhos, faça caretas se necessário.
Quanto mais pontuar seu discurso com pausas intencionais, variações de volume e ritmo e linguagem corporal, mais rico e envolvente ele será, afinal, as palavras em si contém apenas uma parte da mensagem.

6. Confiança

É normal se sentir nervoso antes de falar em público, mas nunca se deve confessar isso à platéia, logo de início. Soa como um pedido antecipado de desculpas.
E sua audiência não está sentada no auditório para ouvir excusas, está lá para aprender, para ser conquistada, para se divertir, para receber conteúdo de um palestrante confiante e seguro de si.
Se não está confiante, entre no palco atuando como se estivesse. Se se sentir nervoso durante a apresentação, não fale mais rápido para acabar logo. Ao contrário, valorize, faça pausas, e não caia na tentação de contar uma piada para quebrar o gelo, ao menos que haja um contexto e a piada seja realmente infalível.
Não há nada pior para destruir uma apresentação que uma piada sem graça, fora de contexto, contada por um orador vacilante.

7. Preparação

Quer pisar confiante no palco? Prepare-se.
Quanto mais preparado estiver para discorrer sobre um assunto, mais se sentirá à vontade e confiante diante da platéia.
  • Organize seu discurso tópico a tópico;
  • Escreva sobre o assunto, selecionando as palavras mais adequadas para cada tema;
  • Organize os tópicos de modo a criar expectativas na sua platéia;
  • Procure histórias para enriquecer o conteúdo, algo para que as pessoas possam lembrar e comentar depois;
  • Prepare seu background com atenção: uma boa apresentação de powerpoint pode ajudar (em muito) a conduzir a palestra, com recursos adicionais como imagens e vídeo.

8. Fechamento

Quando um filme ótimo tem um final sem graça, a impressão que se têm depois de horas é de que todo o filme foi meio sem graça também. O final da apresentação, junto com os primeiros 30 segundos, é o momento mais importante. É com o impacto do final que as pessoas sairão da platéia e comentarão a respeito.
Se fez uma promessa no início da palestra, crie o suspense e cumpra o prometido. Encontre alguma grande história que resuma sua mensagem final, que seja envolvente e engraçada, que relaxe as pessoas.
Como você pode ver, há muito mais em uma apresentação que apenas exibir sua expertise. Como você comunica sua mensagem determina o seu grau de sucesso.
Baseado no texto 10 Steps For A Successful Speech

Fonte Meta Executiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário