terça-feira, 17 de maio de 2011

Terremoto de magnitude 6,3 no Atlântico deixa Natal em alerta



Boatos de tsunami chegaram a ser difundidos em Natal em função do tremor. Mas o sismo não provocou ondas gigantes

Um terremoto de 6,0 graus na Escala de Momento (MMS) – correspondente a 6,3 graus na Escala Richter – registrado no oceano Atlântico entre o Brasil e a África levou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Natal a declararem estado alerta neste domingo. Boatos de tsunami chegaram a ser difundidos em Natal em função do tremor, segundo nota no site do governo estadual. O tipo de sismo registrado, porém, não provoca ondas gigantes, de acordo com Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nenhum incidente foi registrado.

"Para se gerar um tsunami é necessário que o movimento seja vertical, quando a água do mar pode ser empurrada abruptamente. E não foi o que aconteceu", disse Mendes em comunicado. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor foi registrado às 10h08 (horário de Brasília) a 1.276 quilômetros de distância de Natal, com epicentro a uma profundidade de 10 quilômetros. O tremor ocorreu praticamente na metade do caminho entre Natal e Cabo Verde, na África, de acordo com dados do serviço dos EUA. A ação dos bombeiros em Natal foi normalizada após a confirmação de que não havia riscos em função do tremor.

Brasília – O último tremor de terra registrado no Brasil foi em outubro de 2010, em Brasília. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, a magnitude do abalo chegou a 4,5 pontos na Escala Richter, considerado leve. Moradores da cidade que estavam em prédios mais altos chegaram a sentir a trepidação.
(Com agências Reuters e France-Presse)
fonte http://veja.abril.com.br/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário