terça-feira, 3 de maio de 2011

Como conciliar estudos com outras atribuições da vida adulta

Jornada de trabalho estressante, filhos para cuidar, tarefas de casa para realizar, vida social e familiar para administrar… São muitas as atribuições diárias de quem vive hoje em grandes cidades e tenta uma vaga em concurso público. Por isso, é essencial entender qual é a melhor forma de se organizar e aproveitar o tempo livre para focar nos estudos.
Pesquisas americanas apontam que o relógio biológico de cada um é que determina qual o melhor horário para os estudos, mas o ideal é manter uma rotina de pelo menos uma hora por dia. Quem não tem muito tempo, precisa apostar na regularidade e na qualidade desse estudo, com um planejamento sólido, incluindo os assuntos que são do interesse imediato e do futuro do profissional. Fazendo uma analogia com a história dos três porquinhos, você pode construir uma formação de palha, madeira ou alvenaria – quanto mais disposição você tiver, melhor e mais concreto será o resultado.
É preciso também levar em consideração que é importante conciliar a vida pessoal com a carreira e com a rotina de estudos. Uma das melhores formas é dividir o seu tempo e se dedicar para cada uma delas em determinamos horários, pois dessa maneira não irá gerar culpa e nem a sensação de estar fazendo algo de errado. Assim, você estará por “inteiro” em cada atividade.
Engana-se quem pensa que apenas estar presente em aulas de cursinho pode garantir sucesso nas provas. O melhor é investir em um ritmo regular de aprendizado, para que o cérebro consiga manter-se condicionado, com foco na qualidade das informações. Muitas vezes, os candidatos usam as aulas como muletas, deixando de estudar em casa. Coloque na balança prós e contras, busque informações sobre os professores e pense como é seu rendimento em sala de aula para depois decidir se esse é o melhor caminho a tomar.
Tudo aquilo que você decidir fazer, faça com vontade, garra e determinação. Se parecer difícil, tente transformar em algo mais fácil. Não existe receita pronta, mas é possível se preparar para um concurso mesmo com a vida atribulada. Com planejamento, a vida adulta ficará mais simples de ser vivida e sua carreira mais tranquila de ser administrada.
Dicas:
– Faça um bom planejamento;
– Construa um conhecimento de ‘alvenaria’;
– Aprenda a lidar com os obstáculos, pois eles sempre existirão;
– Seja determinado e acredite no que está construindo;
– Aprenda a dividir seu tempo entre obrigações, diversão e estudos.
 Por Fernando José
FONTE PORTAL FIEL 






ESSE é um grande desafio para mim particularmente, tenho lutado para harmonizar todas as tarefas. sei que consigo se lutar um pouco mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário